Voltar

Cultura

Agenda

Cinema

Entrenimento a Bordo


Voltar

Lifestyle

Gastronomia

Vinhos

Inspire-se

Family Trip

Expedição

Colunas


Voltar

Capa

Edição atual

Making of

Celebridades

Edições anteriores


Edição Atual Paulista Cultural promove democratização de espaços culturais e intercâmbio entre instituições

Paulista Cultural promove democratização de espaços culturais e intercâmbio entre instituições

Juliana Deodoro

Dois quilômetros e quatrocentos metros separam o Instituto Moreira Salles, quase na esquina da Avenida Paulista com a rua da Consolação, da Japan House, bem próximo à Praça Oswaldo Cruz, no Paraíso. Entre as duas instituições, inauguradas em 2017, há uma infinidade de prédios de escritórios, mas também outros cinco espaços voltados à cultura: MASP, Centro Cultural Fiesp, Sesc Avenida Paulista, Itaú Cultural e Casa das Rosas. Tamanha concentração não poderia passar incólume: desde 2018, estas sete instituições promovem um dia de programação gratuita e aberta para explorar a avenida mais famosa do país.

 

Batizado de Paulista Cultural, o projeto terá sua segunda edição no dia 28 de abril. “Nos inspiramos no Museum Mile, um evento que acontece em Nova York todos os anos”, explica Juliana Sá, diretora estatutária do MASP. “É importante marcar que temos aqui uma via cultural, talvez a mais importante do Brasil, com instituições de impacto no cenário nacional.”


MUSEUM MILE
Inspiração para o evento paulistano, o Museum Mile foi criado em 1978 para incentivar os nova-iorquinos a conhecer os sete museus que se concentram na 5ª Avenida, entre as ruas 82 e 105, como o Guggenheim e o Metropolitan. A iniciativa deu certo e acontece anualmente na cidade.


Marcada para um domingo, dia que a avenida fecha para os carros e abre para as pessoas, a iniciativa tem ainda outro objetivo: democratizar o acesso à arte e à cultura. “A Paulista está se tornando um espaço de lazer, entretenimento e convívio. É importante que a população tenha opções e uma programação diversificada, que inclui não só as instituições, mas os artistas de rua, que ocupam a via nos fins de semana”, afirma Débora Viana, diretora executiva de cultura do Sesi-SP e do Centro Cultural Fiesp.

 

Outra premissa do projeto é promover um intercâmbio entre os centros culturais. Para isso, cada um deles é responsável por realizar uma atividade no espaço do outro. Neste ano, por exemplo, a Japan House vai organizar uma exibição de filmes no Centro Cultural Fiesp, que, por sua vez, realizará oficina de instrumentos musicais na Casa das Rosas. A Casa das Rosas levará ao Sesc Avenida Paulista um cortejo musical. Já o Sesc vai promover um passeio cultural até o Instituto Moreira Salles, que fará oficina de fotografia no MASP. O Itaú Cultural receberá do museu o Slam das Minas e fará apresentações infantis de cênicas e um debate na Japan House.

 

“Cada uma das instituições tem um escopo, elas transitam em diferentes formas de arte. Não há nenhum tipo de disputa, muito pelo contrário: este projeto permitiu que houvesse maior colaboração entre as equipes, que sentam, debatem e criam novas perspectivas”, afirma Juliana Sá. Essa visão é compartilhada por Débora Viana. “O Paulista Cultural mostra que as instituições estão juntas para fazer algo pela cultura. Estamos criando um movimento, um diálogo que só agrega e faz crescer.”

 


ALGUMAS ATRAÇÕES
  • CASA DAS ROSAS
    Poesia Explodida
    A partir da relação entre poesia e arquitetura, os participantes serão convidados a compor poemas colaborativos em diálogo com o espaço do pergolado do jardim da Casa das Rosas
  • CENTRO CULTURAL FIESP
    Show do cantor Félix Robatto – As origens da Lambada
    Horário: 16h
  • INSTITUTO MOREIRA SALLES
    Exposição Letizia Battaglia: Palermo
    Horário: 10h às 20h (último acesso às 19h30)
  • ITAÚ CULTURAL
    Intervenção poética Do Barro de Manoel, com o Grupo Teatro de Senhoritas
    Horário: 14h, 15h30 e 16h30
  • JAPAN HOUSE SÃO PAULO
    Oficina de Oniguiri com Telma Shiraishi, chef a frente do restaurante Aizomê
    Horário: 11h
  • MASP
    Circo di SóLadies
    Horários: 12h30 às 14h e 15h às 16h30
  • SESC AVENIDA PAULISTA
    JAMZZ, uma improvisação inspirada no Jazz Dance, com a participação do público
    Horário: 10h30

SUA VIAGEM NA REVISTA

Envie sua foto e conte porque mais pessoas deveriam conhecer este lugar.

Você pode gostar

VER MAIS