Voltar

Cultura

Agenda

Cinema

Entrenimento a Bordo


Voltar

Lifestyle

Gastronomia

Vinhos

Inspire-se

Family Trip

Expedição

Colunas


Voltar

Capa

Edição atual

Making of

Celebridades

Edições anteriores


Sem categoria Onde degustar craft beers pelo Brasil

Onde degustar craft beers pelo Brasil

Daniel Salles

Graças à febre das especiais, o Brasil ganha uma nova cervejaria a cada dois dias

 

A dinamarquesa Mikkeller. A escocesa BrewDog. A americana Goose Island. Não faz muito tempo, eram só marcas como essas, invariavelmente estrangeiras, que deixavam salivando os aficionados por cerveja artesanal no país. Hoje o cenário mudou e não faltam cervejarias especiais por aqui que não devem nada às mais incensadas de fora. Uma nova abre as portas no Brasil a cada dois dias, informa o Ministério da Agricultura – só no ano passado, foram inauguradas 210. E não só em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde o fenômeno começou. Há boas novas na Bahia, em Pernambuco e em vários outros estados. Conheça a seguir alguns achados Brasil afora para provar as melhores novidades.

 

The Bunker | SALVADOR

Pense rápido: o que você estocaria num bunker na iminência de um apocalipse zumbi ou algo do gênero? A resposta dos amigos Marcelo Rodrigues e Vinicio Carvalho está na ponta da língua: cerveja especial. Os dois não esperam por dias sombrios, mas já têm tudo preparado no The Bunker, o bar aberto pela dupla em Salvador no ano passado. O nome veio da falta de janelas do imóvel e da brincadeira acima. As prateleiras abrigam quase 300 rótulos, com maior espaço para belgas e nacionais. “Para provar o que a Bahia tem de cerveja boa, peça a Sertão Origem, da marca Água de Meninos, e a Já Que Sou Brasileiro, da Proa, que leva jaca na receita”, diz Carvalho, sommelier de cervejas.

 

Rua Alexandre Herculano, 45, 1°andar, Pituba
@tonobunker

 

 

BeerDock | RECIFE

Pernambuco não ficou de fora da onda. De quatro anos para cá, o estado ganhou cerca de dez marcas de cerveja artesanal, a exemplo da DeBron, de Jaboatão dos Guararapes; da Duvália, de Olinda; e da Capunga, de Recife. O melhor endereço para experimentá-las é no BeerDock, que abriu as portas na capital em 2015 e dois anos depois ganhou uma imponente filial no bairro de Boa Viagem. As duas unidades te esperam com quinze torneiras de chope e uma carta com cerca de 300 variedades de cerveja, incluindo as melhores representantes do estado.

 

Rua Maria Carolina, 273, Boa Viagem Rua Desembargador Luiz Salazar, 98, Madalena

@beerdock_recife

 

 

Hey Ho Beer Pub | FORTALEZA

Situado num imóvel avarandado, decorado com pôsteres de cervejarias pouco conhecidas e garrafinhas vazias, o estabelecimento inaugurado há três anos só abre espaço para os rótulos nacionais. O cardápio lista 160 latas e garrafas e ainda há vinte torneiras acopladas a uma câmara fria. Do Ceará é possível provar a Abyssal, a Russian Imperial Stout da 5 Elementos, e a MandacarIPA, uma american IPA da Donkey Head – as duas cervejarias são sediadas em Fortaleza. Batata rústica com cheddar e grão de malte de cevada torrados, além de pastéis e hambúrgueres, ajudam a equilibrar o álcool.

 

Rua Nunes Valente, 1.247, Aldeota
@heyhobeerpub

 

 

Ateliê Wäls | BELO HORIZONTE

Foi em fevereiro de 2015 que a AmBev anunciou a fusão de uma de suas marcas, a Bohemia, com a mineira Wäls, que no ano anterior havia faturado uma medalha de ouro no torneio World Beer Cup, tido como o Oscar das artesanais. Fundada em 1999 por Miguel Carneiro, a cervejaria sediada em Belo Horizonte começou produzindo chope pilsen e, há uma década, passou a investir em estilos checos e belgas. Com a fusão, a produção mensal da Wäls saltou de 50 para 150 mil litros e foi possível erguer o suntuoso Ateliê Wäls, inaugurado em 2017 no bairro Olhos d’Água. Com arquitetura arrojada, o brewpub produz somente cervejas que são envelhecidas em barris feitos com doze tipos de madeira.

 

Rua Gabriela de Melo, 566, Olhos d’Água

@walscervejas

 

 

Hop’n Roll Brewpub | CURITIBA

O Paraná está bem abastecido de marcas locais, como a Way e a Maniacs. Animado por bandas como Black Sabbath e AC/DC, que emanam a todo volume das caixas de som, este pub é um dos melhores endereços para saboreá-las na capital. Com uma carta abastecida de 120 variedades, além de 32 torneiras enfileiradas sobre o balcão, o endereço dispõe ainda de uma microcervejaria separada por uma parede de vidro. Ali são produzidos cerca de sete rótulos sazonais, a exemplo do Hop Pamela Anderson, e as cervejas da clientela (para fazer a sua, basta agendar com antecedência).

 

Rua Mateus Leme, 950, Centro Cívico
@hopnroll

 

SUA VIAGEM NA REVISTA

Envie sua foto e conte porque mais pessoas deveriam conhecer este lugar.

Você pode gostar

VER MAIS