Voltar

Cultura

Agenda

Cinema

Entrenimento a Bordo


Voltar

Lifestyle

Gastronomia

Vinhos

Inspire-se

Family Trip

Expedição

Colunas


Voltar

Capa

Edição atual

Making of

Celebridades

Edições anteriores


Edições Anteriores Família Schurmann se prepara para nova expedição em 2019

Família Schurmann se prepara para nova expedição em 2019

Heloisa Schurmann

Praia ou montanha? Praia! Adoro a beleza das montanhas, mas minha relação de amor com o mar vem de longa data. Sou carioca da gema e, ainda menina, sentava na pedra do Arpoador, diante daquele mar infinito, e imaginava o que poderia encontrar lá do outro lado. Já casada, comecei a história da nossa família na região litorânea de Florianópolis, tendo morado, inclusive, numa antiga casa de pescadores.

 

Apesar de ter uma vida à beira mar, foi só no Caribe, durante uma viagem com Vilfredo, que entrei pela primeira vez em um veleiro. Dessa experiência mágica e marcante, veio a grande transformação das nossas vidas. Trocamos a rotina à beira mar para vivermos sobre as águas do planeta. Os oceanos são a nossa essência e a energia que alimenta nossas almas. Essa é a razão das nossas vidas.

 

14 bilhões de quilos de lixo são jogados nos mares todos os anos

Porém, entre uma aventura e outra, temos testemunhado as consequências da poluição que invade nossas águas, como a proliferação de lixo na deserta West Fayu, nas Ilhas Carolinas. Em mergulhos profundos e longas navegações, os oceanos ecoam um canto triste e perturbador.

 

Pode ser que você esteja lendo esse artigo exatamente no momento em que sobrevoa um rio, uma praia, um oceano. De longe, é impossível perceber os danos que estamos causando e que comprometem nossa própria existência. Um estudo da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos estima que 14 bilhões de quilos de lixo são jogados nos mares todos os anos. Desse cenário nada paradisíaco vem outra triste estatística: 100 mil animais marinhos e um mil“Se o verdadeiro pulmão do mundo agoniza com toneladas de plástico, a vida na Terra está ameaçada”hão de pássaros são mortos anualmente em razão do acúmulo de plástico descartado na natureza.

 

Defensores da campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente, eu e toda a Família Schurmann nos preparamos para uma nova aventura, buscando dar maior visibilidade ao sofrimento dos mares e, acima de tudo, às soluções já existentes e viáveis para salvá-los.

 

Se o verdadeiro pulmão do mundo agoniza com toneladas de plástico, a vida na Terra está ameaçada.

 

Mas nós ainda acreditamos que é possível reverter este cenário, nos mobilizando para mudar hábitos e relações de consumo e descobrindo soluções reais que possam ser adotadas por povos distintos. No segundo semestre de 2019, estaremos de volta aos mares do planeta para escutar a sua voz, dar voz aos defensores das águas e conscientizar as pessoas para o compromisso que todos devem assumir urgentemente: salvar nossos oceanos.

 

Barco com a mensagem do programa ambiental da ONU, “Clean Seas”

FAMÍLIA SCHURMANN

Primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro e a repetir o feito, até o momento, por mais duas vezes. Junto aos demais tripulantes do veleiro Kat, prepara-se para mais uma grande expedição: Voz dos Oceanos.

SUA VIAGEM NA REVISTA

Envie sua foto e conte porque mais pessoas deveriam conhecer este lugar.

Você pode gostar

  • VER MAIS