Banner Top
Domingo, 19 de Novembro de 2017

DE ONDE VEM A ROLHA DE CORTIÇA?

Quando tiramos uma rolha de cortiça de um vinho, dificilmente pensamos de onde ela vem, como é feita e o que existe de história por trás da sua fabricação.

Antes de mais nada, é importante contextualizar: a cortiça é a casca do sobreiro, uma espécie de carvalho frondoso e muito resistente. Essas árvores são as mesmas que produzem as bellotas, pequenos frutos que alimentam os porcos pretos, famosos pelos seus deliciosos jamóns.

O sobreiro está espalhado por grande parte do território português, mas concentra-se principalmente na região do Rio Tejo, perto de Lisboa. É lá que ficam os “montados”, como os portugueses chamam as florestas de sobreiros.

O trabalho manual de “descasque” da árvore retira apenas alguns centímetros, em uma época específica do ano – e se as condições climáticas permitirem. Feito isso, a árvore descansa por nove anos, até que a casca cresça novamente.

Todo esse cuidado não é à toa. Protegido pelo governo português, o sobreiro é uma árvore que movimenta uma indústria preocupada com a perpetuação da espécie. Nenhuma árvore de sobreiro pode ser derrubada no país – apenas retirada depois que morrer, o que costuma demorar centenas de anos.

As cascas são lavadas, classificadas e guardadas por até um ano antes de serem transformadas em rolhas. Esse processo é mais mecanizado e adota técnicas avançadas para reduzir os índices de fungos e bactérias, diminuindo drasticamente a quantidade de rolhas com problemas para os vinhos.

Uma rolha de cortiça pode custar de dois centavos de euro a dois euros, sendo que as mais caras são as feitas à mão e destinadas aos grandes vinhos de guarda (aqueles que podem ser guardados por muitos e muitos anos). Essas passam por um tratamento ainda mais tecnológico, reduzindo a zero a possibilidade de terem qualquer problema de ataque de fungos.

POR QUE USAR CORTIÇA?
A casca do sobreiro tem propriedades naturais únicas, como poros que se contraem e expandem, permitindo a micro-oxigenação do vinho. Testes com rolhas de mais de 20 anos mostram que suas características foram mantidas ao longo do tempo.

CÓDIGOS SECRETOS
Toda rolha tem a marcação do produtor da cortiça. É como se fosse um código para identificação, principalmente para o caso de fraudes de vinhos, mas também para rastreio de qualidade. Essas marcas são praticamente imperceptíveis, podendo ser uma letra, um sinal ou um código.

TUDO SE TRANSFORMA
A parte mais nobre da cortiça é destinada às rolhas, mas é possível aproveitar as sobras para fazer pisos, forrações, paredes e móveis. E, ao final, as fábricas usam o pó para aquecer as caldeiras das cortiçarias, economizando até 60% de energia.

Daniel Perches
Daniel Perches
Colaborador

Últimas edições

Guga Kuerten
Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration