Banner Top
Domingo, 19 de Novembro de 2017

SOMOS BRASILEIROS!

“Somos brasileiros!” Esta é a senha que abre portas, provoca sorrisos, atrai abraços. Desde 1984, quando iniciamos nossa vida de navegadores pelo mundo, notamos que as manifestações de carinho e a hospitalidade que recebemos são diferentes do tratamento dirigido aos barcos de outras nacionalidades ancorados perto de nós.

As tripulações ficam até com ciúmes: “Estamos aqui há um mês e ninguém veio nos trazer cestas de frutas e lagostas”, costumam reclamar nossos vizinhos. Em resposta, apontamos para o alto do mastro do nosso veleiro, onde a bandeira brasileira tem seu lugar de honra.

Em cada ancoragem, saímos para as explorações com camisas com a bandeira verde-amarela. E lá vêm os abraços, as saudações de boas-vindas, a bola de futebol. Assim tem sido nos últimos 32 anos. Nosso orgulho só aumenta. E, quando encontramos outros brasileiros nos locais mais inesperados, é como encontrar amigos de infância.

Com o tempo, aprendemos a identificar um brasileiro em qualquer lugar do mundo, como uma espécie de radar de gente conterrânea. Ser brasileiro no exterior é fazer parte de uma tribo que, quando se encontra, transforma qualquer calmo e neutro território estrangeiro em uma alegre terra brasilis.

Por todo o mundo, durante os dois anos e três meses da Expedição Oriente, criamos – graças à tecnologia – uma rede de brasileiros que moram em lugares longínquos e nos ajudavam, nos recepcionavam, mostravam a cultura dos países onde moram e nos abasteciam de comida brasileira.

Foi emocionante sermos o primeiro veleiro brasileiro a aportar na China e sermos recebidos pelas autoridades de Xangai com uma hospitalidade surpreendente. O mesmo aconteceu no Vietnã, noJapão e em tantos outros lugares.

Poderíamos ter escolhido viver em qualquer um dos mais de 50 países que visitamos. Sabemos que o Brasil – e o mundo – vem enfrentando momentos delicados. Mas muitos países têm seus desafios. E não precisa percorrer o mundo para saber disso. Basta acompanhar o noticiário para, infelizmente, se deparar com problemas na política, com a poluição, com imigrantes, refugiados, superpopulação, guerras, atentados etc.

Então, racionalmente, poderíamos considerar diversas possibilidades, entre elas regressar ou não. Mas querem saber? Zarpamos do Brasil e, depois de navegar ao redor do mundo pela terceira vez, devo confessar que meu coração ainda acelera quando volto para cá.

Neste 15 de novembro, vamos lembrar da nossa história, de nossa República, com problemas, sim. Mas sem deixar de acreditar em nós mesmos! Fazemos parte deste país de proporções continentais, que fala uma só língua, sem dialetos. Uma nação com diferentes etnias, mas uma só nacionalidade. Um povo que é respeitado, admirado e bem-recebido em qualquer cantinho deste imenso mundo.

Heloísa Schurmann
Heloísa Schurmann
Colunista

Últimas edições

Guga Kuerten
Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration