Banner Top
Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

GRAVADO NA MEMÓRIA

Quando Chico tinha três anos, na véspera de uma longa viagem de férias, dissemos a ele, casualmente: “Amanhã a gente vai pegar um avião para a África!”. Chico, de forma professoral, nos corrigiu: “Não. Amanhã vem um carro levar a gente para o aeroporto, vamos entrar numa fila, deixar nossas malas, pegar outra fila e entrar no avião.”

Ficamos surpresos por aquela coisa de nem um metro de altura já ter consciência de tantos detalhes procedimentais. Esperávamos que ele se recordasse, sim, de coisas legais vividas em viagens recentes – mas o enfadonho processo do check-in não era algo que imaginávamos estar gravado.

Além da memória, viajar traz outras vantagens, como conhecer crianças de culturas diferentes, interagir sem falar a língua local, aprender a ser flexível em caso de imprevistos e, acima de tudo, esperar. Esperar o dia das férias chegar, o avião pousar, sua vez na fila, a comida do restaurante, encontrar um banheiro, e por aí vai.

Foi também durante viagens que Chico deu passos importantes em seu amadurecimento. Cruzando a Transiberiana, ele abandonou a mamadeira. O bico estava tão estraçalhado que ele mais tomava “banho de leite” do que mamava. Como já queríamos acabar com esse hábito, e procurar por um novo bico não estava em nossa lista de prioridades, fomos deixando assim até a mamadeira perder a graça. O revés desse grande feito é que Chico, no alto de seus dois anos, passou a ver leite como uma coisa de bebês e se recusava a tomá-lo até no copo.

A diversão não deve estar limitada àquilo que tem potencial de ser recordado no futuro

Passamos um ano tentando reverter a situação até que, no café da manhã de um hotel na Namíbia, Chico viu uma hóspede se servindo de leite com achocolatado. Curioso, quis saber o que era e, pensando rápido, respondemos que era “chocolate de café da manhã” – já que em casa ele passou a ter uma aversão à palavra “leite”. Não é que ele quis experimentar? Gostou e até hoje, quase dois anos depois, é com essa expressão que Chico pede leite todos os dias.

Independentemente de se lembrar ou não das coisas, a diversão não deve estar limitada àquilo que tem potencial de ser recordado no futuro. Afinal, você só vai brincar com seu filho quando ele tiver idade para lembrar?

PARA TOMAR CORAGEM – E INCLUIR O FILHO NA BAGAGEM

• Principalmente se for a primeira vez que você viaja em família, faça um roteiro mais tranquilo e com mais dias em cada parada. É preciso entender o ritmo próprio para uma aventura com criança pequena.

• É matemático: quanto mais integrantes, maior a chance de imprevistos acontecerem. Assim, viajar em três (ou em quatro, cinco) significa enfrentar mais probleminhas do que sozinho ou em casal. O segredo é respirar fundo e relaxar.

• Busque incluir o filho, fazendo-o (de acordo com a idade, é claro) saber sobre o itinerário. Chico até hoje se recorda dos nomes dos países da Transiberiana e sabe direitinho qual bicho a gente viu na África do Sul e qual a gente viu na Namíbia.

The Veigas
The Veigas
Colaboradores
The Veigas são a designer Mariana, o jornalista Edison e o pequeno viajante Chico – que já tem 4 anos e conhece 17 países

Últimas edições

Vladimir Brichta
Tata Werneck
Sophia Abrahão
Daniel Boaventura
Zac Efron
Thomas Troisgros
Guga Kuerten
Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration