Banner Top
Domingo, 19 de Novembro de 2017

TUDO SE REDUZ A NÚMEROS DE USUÁRIOS

Vamos a um dos meus assuntos favoritos: música. Essa é a indústria que sofreu a maior disrupção digital, com muitas especulações sobre seu maior representante se tornar uma empresa pública e listada em bolsas de valores. O assunto em pauta é o Spotify, maior serviço de streaming de música do planeta.

A plataforma acumula muitas quebras de recordes e mais de 140 milhões de usuários ativos, sendo 60 milhões deles assinantes que pagam mensalmente pelo serviço. Nem por isso é uma empresa lucrativa, tampouco valiosa. Especula-se que seu valor gire em torno de US$ 13 bilhões.

Afinal, o que pesa nesta avaliação é o número de usuários – e nesse quesito o Spotify supera o seu concorrente Apple Music, que, apesar de todos os esforços em empurrar o serviço que já vem instalado nos iPhones, tem apenas 27 milhões de usuários. Esses números deixam clara a força e solidez da comunidade que o Spotify construiu, mesmo tendo a Apple como seu maior oponente.

Lançado em 2008 na gelada Estocolmo, na Suécia, longe da ensolarada meca das startups, no Vale do Silício, na Califórnia, tem Daniel Ek como CEO e um de seus fundadores. Aos 34 anos, ele chamou a atenção da indústria ao ser eleito pela Billboard como a personalidade mais poderosa da indústria da música em 2017.

Há 15 anos, o Napster, pioneiro na distribuição de fonogramas digitais, foi atropelado pelos processos milionários das gravadoras. Nesse hiato de tempo, a pirataria digital tão combatida pelas gravadoras se fragmentou de tal forma que não conseguiu mais ser revertida. Agora, mesmo com todas as discussões em torno dos royalties dos artistas serem baixos, existem 60 milhões de pagantes – a experiência e a conveniência do serviço desencorajaram a pirataria.

Arrisco dizer que o próximo capítulo desta disrupção seria o Spotify assumir o papel das gravadoras e assinar contratos diretamente com os artistas. Com isso, sua receita que hoje vai quase toda para as gravadoras, proprietária dos direitos, seria dividida somente entre duas partes ao invés de três. Isso aumentaria exponencialmente a sua receita e seu valor de mercado.

Seu poder como canal de distribuição fundamental na construção de um hit de sucesso dobrou até as personalidades mais resistentes, como a cantora Taylor Swift, que voltou ao Spotify após três anos de briga. É um caminho sem volta.

Silvia Camargho
Silvia Camargho
Colunista
Profissional de marketing e comunicação, apaixonada pelas transformações de um mundo cada vez mais digital. silvia.camargho@hotmail.com

Últimas edições

Guga Kuerten
Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration