Banner Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Um assunto no mínimo interessante tem despontado em diversos artigos de estudiosos e curiosos (assim como eu) das novas tecnologias: a vida digital após a morte. Neste mundo conectado, até a forma de se relacionar com a memória de alguém está em evolução. Há pouco tempo, tudo o que se tinha eram fotos e histórias para contar. Hoje, já é possível se resgatar ou até mesmo programar o legado digital de um indivíduo – e continuar a recriá-lo eternamente.

A perpetuação é um desejo antigo da humanidade, já tratado na literatura e em muitos filmes e séries de televisão. Se alguém não se lembra do livro “Horizonte Perdido”, publicado por James Hilton, em 1933, e que deu origem ao filme de mesmo nome 40 anos depois, talvez se lembre da produção cinematográfica “Vanilla Sky” ou de um dos episódios da série da Netflix, “Black Mirror”.

Diversas empresas pelo mundo têm investido em desenvolver e utilizar tudo o que há disponível em termos de tecnologia para concretizar o sonho de viver para sempre. Scanners 3D, digitalização de fotos e vídeos, simuladores, recuperação de materiais de áudio, além de todo “rastro” digital – de uma simples curtida até os conteúdos mais elaborados de texto, fotos e vídeo.

A questão aqui é que, quanto mais conteúdo e interações a pessoa produziu durante a vida, maior será a fonte de referência para recriação de uma inteligência digital artificial que reflita fielmente os traços de personalidade da pessoa em questão. A diversidade dos serviços oferecidos por estas empresas mundo afora vão desde designar um herdeiro responsável pelas suas contas nas redes, como faz o próprio Facebook, a simples aplicativos que fazem publicações deixadas pela pessoa (veja o site www.hereafterinstitute.com).

Há quem vá ainda mais longe e prometa ser capaz, em algumas poucas décadas, de manter um cérebro ativo ou até mesmo fazer a transferência de seu conteúdo para um sistema de inteligência artificial para então conectar isso a uma réplica robótica. Como? Sim, Frankenstein total! Mas não são apenas startups um pouco malucas que estão se ocupando com o tema. O departamento de mídia do renomadíssimo MIT (Massachusetts Institute of Technology) também está desenvolvendo projetos de eternização de uma identidade digital.

Agora imagine você, aquela pessoa que passou a vida postando vídeos engraçadinhos de gatinhos, continuar a fazer isso indefinidamente, sem nem estar mais por aqui para contabilizar “likes”. O fato é que, à medida que as limitações tecnológicas deixam de existir, o céu de Monet (“Vanilla Sky”) é o limite da nossa imaginação.

Silvia Camargho
Silvia Camargho
Colunista
Profissional de marketing e comunicação, apaixonada pelas transformações de um mundo cada vez mais digital. silvia.camargho@hotmail.com

Últimas edições

Thomas Troisgros
Guga Kuerten
Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration