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Domingo, 19 de Novembro de 2017

DE BEM COM A COLUNA
A pergunta que não quer calar: você já teve ou tem dor nas costas? Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que entre 75% e 80% das pessoas sentirão dor nas costas em algum momento da vida. Esses episódios são cada vez mais comuns na sociedade atual, com grande incidência nos países industrializados.

Além de prejudicar a qualidade de vida, a lombalgia crônica – como é chamada a dor frequente nas costas – figura entre as principais causas de afastamento no trabalho, segundo dados do INSS. E, por incrível que pareça, isso também inclui a população jovem.

Dentre as possíveis causas da lombalgia estão excesso de peso na mochila ou na bolsa, fraqueza muscular, dor mecânica, sedentarismo, obesidade, prática de atividade física sem orientação, bem como processos inflamatórios, degeneração ou artrose do disco, doenças reumáticas e metabólicas, hérnia de disco, fraturas, osteoporose, herança genética, bicode-papagaio, questões emocionais e até mesmo tumores, em casos mais raros.

Os hábitos diários e posturais também podem ter relação com a dor nas costas. Você já prestou atenção à sua postura quando está assistindo à televisão ou mexendo no computador? E quanto tempo fica sentado ao longo do dia? Uma dica para quem trabalha sentado é levantar a cada duas horas. Faça alongamento, aproveite para ir ao banheiro, beba água ou um cafezinho.

O incômodo na parte inferior das costas pode ou não estar associado a dores ciáticas, que irradiam para as pernas e pés, de acordo com o trajeto do nervo. Os sintomas e sinais de lombalgia clássica vão de desconfortos leves a intensos, queimações, sensação de travamento à incapacidade de ficar de pé para realizar as atividades diárias. Além disso, há duas classificações para a dor: aguda, quando dura de quatro a seis semanas, e crônica, que pode se alongar por anos caso não seja tratada.

O primeiro passo é identificar a origem do problema. Uma avaliação física minuciosa deve ser feita por um especialista, podendo incluir exames de imagem dependendo do caso. Isso permitirá que o profissional faça um diagnóstico, trace um objetivo e estabeleça um tratamento eficaz. A fisioterapia trabalha com vários recursos para tratar a coluna vertebral, como eletroterapia, terapia manual, RPG, exercícios funcionais, osteopatia e quiropraxia, entre outros.

Mas a melhor escolha é sempre a prevenção. Faça atividade física diária e consistente, com a orientação de um profissional especializado. Sua coluna agradecerá.

Sheila Ferreira
Sheila Ferreira
Fisioterapeuta
Sheila Ferreita sheilaf.fisio@gmail.com Fisioterapeuta, diretora do Espaço Sheila Ferreira e especialista nas afecções da coluna vertebral pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

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