Banner Top
Terça-feira, 27 de Junho de 2017

Abrisa sopra da Baía de Guanabara para o Largo da Candelária. A Pira Olímpica, um dos mais novos cartões- postais do Rio de Janeiro, atrai todos os olhares com a beleza de seus movimentos. Apagada, mas sempre se mexendo com o vento, a escultura cinética criada pelo americano Anthony Howe é um dos encantos do Centro, região que passou pela maior intervenção para os Jogos Olímpicos de 2016.

A derrubada do Elevado da Perimetral, que margeava a baía, devolveu aos cariocas e visitantes áreas esquecidas, nova vida e mais segurança, inclusive nos fins de semana. A Pira Olímpica está em ótima companhia. Nos seus arredores ficam três dos mais importantes centros culturais do Rio (Centro Cultural Banco do Brasil, Casa França- Brasil e Centro Cultural dos Correios); a diminuta e linda Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, de meados do século 18; a imponente Igreja da Candelária, do final do século 19; e ruas antigas calçadas em pedra.

Conhecido como Boulevard Olímpico, o calçadão da nova orla liga a pira à Praça XV e ao Paço Imperial, símbolos do Brasil Colônia. Na praça onde desembarcou Dom João VI há hoje uma das estações do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o moderno bonde que percorre o centro. Outro caminho da pira à Praça XV passa pelas ruas do Rio Antigo, curtas e estreitas, com sobrados de fachadas bem conservadas.

Em qualquer um dos dois percursos, são várias as opções de animados bares, bons restaurantes e simpáticos food trucks. Fizemos uma seleção para a sua próxima visita à Cidade Maravilhosa.

BRASSERIE ROSÁRIO
A Brasserie ocupa um casarão de três andares com uma das paredes em pedra, do século XIX, e fachada decorada com azulejos. Na cozinha, o chef Frédéric Monnier conquista com seu cardápio de inspiração francesa. Os pães são feitos no local. Omeletes e saladas são deliciosas para almoços rápidos e descontraídos em mesas com toalhas quadriculadas. Há também um cardápio enxuto com pratos mais elaborados, como grelhados e risotos.
Fica na Rua do Rosário, 34, pertinho da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores.

www.brasserierosario.com.br

CAIS DO ORIENTE
O restaurante é forte concorrente ao título de mais bonito da região, com paredes originais de pedra, tijolos aparentes e muitas plantas tropicais. A cozinha brasileira contemporânea, comandada por Iá Cannuto, também não decepciona, com ênfase em peixes e frutos do mar, como o camarão salteado com palmito pupunha. Instalado em um amplo armazém de especiarias do século 19, o Cais tem duas entradas. A principal fica na Rua Visconde de Itaboraí, 8.
www.caisgourmet.com.br

FOOD TRUCKS
São três polos ao longo do Boulevard Olímpico: Candelária, Praça Mauá e AquaRio. Um quarto núcleo fica fora do boulevard, mas próximo do Rio Antigo e da Candelária, na Praça XV. Ali o destaque é o Oinc Point, em frente à Rua do Mercado. Sucesso nas feiras gastronômicas da zona sul e de Niterói, o Oinc agora tem ponto fixo para seus sanduíches de linguiça artesanal, costela suína e lombinho. Na Candelária, outras opções são o Calavera, de comida mexicana, e o Forster Haus, com cervejas alemãs. Como em toda a nova orla, a sombra é rara. Escolha um dia menos quente ou o fim da tarde para curtir o boulevard sem pressa.

Spectr News Theme
Carla Lencastre
Colaboradora

Últimas edições

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration