Banner Top
Domingo, 19 de Novembro de 2017

MESA ORGÂNICA NA SERRA

Em um vale forrado pela exuberância da Mata Atlântica, há uma pousada com rio, cachoeira, lago e fonte de água mineral. Entre a vegetação das colinas e as águas cristalinas, um cantinho verde se destaca. É uma horta orgânica com dezenas de vegetais e legumes, criação e inspiração do chef Isaías Neries, que revolucionou a cozinha do Parador Lumiar. Ele é um pioneiro do conceito farm to table (da fazenda à mesa, em inglês), antes mesmo de a expressão virar moda.

A pousada comandada pelo casal Marcelo e Marielza Fontes fica no distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, na serra fluminense, a 850 metros de altitude. Paisagem espetacular, gentileza do serviço, silêncio e conforto somam-se à inovadora cozinha com ingredientes plantados pelo próprio chef ou encomendados de produtores da região. No cardápio deste inverno, as surpresas começam logo no couvert, com um irresistível biscoito de polvilho com pimenta e ervas e diversos antepastos, com destaque para o de jiló e o de truta defumada.

Uma cremosa burrata aquecida acompanhada de tomate, castanha de caju e grana padano crocante; tapioca recheada com queijo brie servida com geleia de pimenta, e cremes, como o de folha de capuchinha com alho-poró e o de batata-doce com pera, abrem caminho para deliciosos pratos principais. Massa é uma especialidade de Isaías Neries, que já criou dezenas de nhoques diferentes em seus dez anos à frente do restaurante Cozinha do Parador. O menu atual tem dois: nhoque de jiló ao molho de tomate e ervas, além de uma versão de cará com anis ao molho de queijo de cabra.

“É um privilégio ter uma horta orgânica a poucos passos da cozinha e escolher o que usar de acordo com as estações do ano. Levo umas duas horas para preparar a massa do nhoque de jiló, usando um mínimo de farinha”, conta o entusiasmado e talentoso chef baiano, que trabalhou no Rio com a chef Flavia Quaresma no hoje fechado Carême Bistrô.

O cardápio muda todo ano, mas pelo menos dois pratos não saem de cena. Um deles, servido apenas no almoço, é o saboroso “Da roça”, com  carne seca desfiada e acebolada, couve, banana-da terra, arroz e feijão. Para acompanhar, a carta de vinhos tem 450 garrafas guardadas em uma adega com paredes de pedra. Se a pedida for uma caipirinha, experimente a de limão galego – plantado na propriedade, claro.

Com salão e ampla varanda debruçada sobre o verde, o Cozinha do Parador abre diariamente para visitantes. A feijoada de sábado, servida no fogão à lenha e com saladas de ingredientes da horta, faz muito sucesso. Reservar é fundamental. Para quem se hospeda no Parador, o café da manhã oferece pão de queijo feito na hora, pães artesanais, bolos frescos (experimente o de maçã com especiarias), geleias da casa e omeletes de ovos caipiras.

Com 13 chalés espalhados pela propriedade (três deles com ofurô em uma varanda envidraçada), a pousada foi construída seguindo padrões de sustentabilidade, como o uso de madeira de demolição e de reflorestamento, empregando mão de obra local. Não há sinal de telefone, mas o wi-fi funciona bem. Dá para passar os dias sem sair do Parador, mas há também opções de passeios de jipe e de cavalo que levam aos rios e às cachoeiras da região. Se o dia estiver mais frio ou for noite, faça uma sauna a vapor e constate que até o capim-limão usado para aromatizar o ambiente vem da horta orgânica.

O distrito de de Lumiar, em Nova Friburgo, fica a três horas do Rio de Janeiro por estradas em bom estado de conservação na maior parte do percurso de 160 quilômetros.

Estrada do Amargoso s/nº
Boa Esperança – Nova Friburgo/RJ
www.paradorlumiar.com

Carla Lencastre
Carla Lencastre
Colaboradora
Carla Lencastre é jornalista especializada em estilo de vida, gastronomia, turismo e viagens. Editou por uma década a revista e o site de viagens do jornal carioca “O Globo”.

Últimas edições

Guga Kuerten
Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration