Banner Top
Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

PARA SE AVENTURAR, É PRECISO EMPREENDER. OU TODO EMPREENDEDOR SERIA UM AVENTUREIRO?!

Era uma vez uma professora que se casou com um economista. Um dia, os dois tomaram uma decisão que mudaria a vida de toda a família. Aos 35 anos, largaram a terra firme para dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro. Já contei essa história antes? (risos) Mas tem um lado mais “careta” – e muito atual – que vale comentar.

Quando partimos pela primeira vez, em 1984, eu acreditava que tinha deixado o Vilfredo economista em Santa Catarina para ganhar o Vilfredo Capitão no mar. Porém, os mais de 30 anos de vida a bordo reforçaram ainda mais o perfil economista e gestor de Vilfredo e ainda transformaram cada um de nós em empreendedores.

Para muitos, nossa história é apenas glamour. Mas, para se aventurar, é preciso empreender. No Brasil atual, estamos ou não precisando empreender e inovar? Crises aumentam os desafios e demandam ainda mais criatividade nas soluções. Ainda bem que nós, brasileiros, somos criativos. Essa é a única forma de não naufragar diante de turbulências econômicas.

Nosso veleiro é nossa casa e nossa empresa. Uma corporação em constante evolução, que se inspira em suas aventuras para inovar sempre. E é impressionante como uma experiência lúdica como a Expedição Oriente já vem servindo também de inspiração para outros empreendedores e empresas tradicionais.

Sejam empresas maiores ou menores do que nós, estamos todos no mesmo barco. Nossa recente volta ao mundo também foi nossa experiência mais empreendedora. Além do planejamento, captação de recursos e demais demandas habituais, decidimos executar um projeto até então inédito no Brasil: a construção do veleiro Kat.

Iniciamos a Expedição Oriente em setembro de 2014, mas nosso planejamento foi feito em 2011, quando o dólar estava cotado a R$ 1,65. Você se lembra do que aconteceu em 2015? A milhas de distância, tivemos que lidar com o desafio de seguir adiante, apesar da cotação ter superado em aproximadamente 150% os valores que serviram de base para o planejamento.

Mas temos um capitão-economista e somos uma tripulação empreendedora. Nosso projeto também foi afetado por um “furacão financeiro”. Mas não abandonamos o barco e enfrentamos as adversidades com um esforço sobre-humano. Custos foram revistos, ajustes foram implantados, nos unimos ainda mais e fizemos da nossa tripulação um exemplo de equipe engajada. E, assim, com muito orgulho e esforço, completamos a Expedição Oriente, retornando ao Brasil com aquela sensação maravilhosa de missão cumprida.

De volta ao país, nos dividimos nos preparativos para nossa próxima viagem e para a realização de palestras e treinamentos empresariais, durante os quais compartilhamos nossas experiências e aprendizados. Em todas as situações, empreendedorismo, planejamento, trabalho em equipe e determinação norteiam nossas atividades. Afinal, para se aventurar e realizar um sonho, é preciso inspiração e coragem para empreender.

Heloísa Schurmann
Heloísa Schurmann
Colunista

Últimas edições

Thomas Troisgros
Guga Kuerten
Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration