Banner Top
Domingo, 19 de Novembro de 2017

ORA, DIREIS, COMER ESTRELAS

Oito chefs baseados em três diferentes países representando casas com um total de seis estrelas Michelin. Dois dias de aulas e jantares em um hotel espetacular. Um cenário único para umaexperiência gastronômica ímpar: as Cataratas do Iguaçu. A primeiraedição do Festival Foz Gastronômico, realizada em setembro, noBelmond Hotel das Cataratas, reuniu chefs premiados que mostraramcomo preparar alguns de seus pratos e fizeram dois inesquecíveis menusdegustação a 16 mãos. A ideia é que o evento seja anual. Enquanto issonão acontece, é possível experimentar em São Paulo, no Rio de Janeiro eem Lima quase tudo o que foi servido em Foz do Iguaçu. O restaurantemais distante é o Atelier d’Edmond, nos Alpes Franceses.

Cada chef escolheu o que apresentar. O resultado é uma deliciosa mistura de ingredientes, técnicas e tendências. Único representante europeu, Benoit Vidal, com duas estrelas Michelin no Atelier d’Edmond,em Val d’Isère, fez a festa com lagostins. Sua aula foi sobre crustáceos com limão confit, e o prato estava no cardápio de uma das refeições. Robalo e salmão se destacaram pelas mãos de Edmundo Santos,chef do paulistano Huto, restaurante de cozinha japonesa com uma estrela Michelin, no bairro paulistano de Moema. Anote três dicas imperdíveis: robalo no vapor com purê de cará e molho de shoyo emel; tartar de salmão, simples e gostoso, e uma arrebatadora entrada de lichias com foie gras.

Guilherme Vinha, do Tête à Tête, outra casa com uma estrela Michelin em São Paulo, foi mais um que investiu em peixes. Ele preparou um ótimo ceviche com tilápia e frutos do mar ao leche de tigre de tucupi e maracujá: “Meu peixe preferido para ceviche é linguado. Mas em Foz do Iguaçu tem um bom criador de tilápia. Os peixes estavam com uma cara ótima e resolvi mudar a receita”, conta.

O chef divide a cozinha do Tête à Tête com Gabriel Matteuzzi, que valoriza o uso de ingredientes menos comuns e fez uma colorida salada com seis tipos de rabanete, acompanhada de purê de abóbora. Pedro Siqueira, dos restaurantes cariocas Puro e Massa e da recém-inaugurada pizzaria Ella, é outro a usar pancs (plantas alimentícias não convencionais). Elas temperam um dos pratos mais famosos e gostosos do Puro e do evento em Foz do Iguaçu: cogumelos na grelha, ovo no ninho de pupunha, batatas crocantes e pó de carvão vegetal.

Também do Rio, Kazuo Harada, do Mee, restaurante asiático no Belmond Copacabana Palace com uma estrela Michelin, fez sucesso com um pad thai. Destaque para a versão picante (com dedo-de-moça e toban djan, ao estilo chinês, feita com feijões fermentados). O chef oferece também a opção sem pimenta para quem prefere um tempero mais suave.

Do outro lado da Cordilheira dos Andes, Jean-Paul Barbier comanda o Tragaluz, no Belmond Miraflores Park, em Lima. Em Foz do Iguaçu, Barbier assinou os couverts dos dois jantares do evento, no qual apresentou uma aquarela de cores e sabores com delicadezas, como brioches de batata, pão de folhas de coca e chia, manteiga de cenoura e dip de cacau peruano. Seu risoto de mix de quinoa com queijo parmesão foi uma boa surpresa.

Os dois menus degustação foram encerrados por Clayton Aguiar, do próprio Belmond Cataratas. Deu vontade de repetir a sobremesa que fechou com doçura e suavidade a última noite, um fondant de milho com mousse de goiabada, sorvete de queijo e pipoca doce. Ainda bem que foi possível matar o desejo logo no dia seguinte, já que o prato faz parte do menu do restaurante Itaipu, no hotel. Reserve uma mesa na varanda para almoçar com vista, ou jantar ao som das Cataratas com o parque nacional iluminado pela luz da lua e das estrelas.

Carla Lencastre
Carla Lencastre
Colaboradora
Carla Lencastre é jornalista especializada em estilo de vida, gastronomia, turismo e viagens. Editou por uma década a revista e o site de viagens do jornal carioca “O Globo”.

Últimas edições

Guga Kuerten
Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration