Banner Top
Quinta-feira, 29 de Junho de 2017

CULTURA E NEGÓCIOS PERTO DO MAR

O AEROPORTO INTERNACIONAL DE NAVEGANTES É O SEGUNDO MAIOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA. É PARA LÁ QUE A AVIANCA BRASIL COMEÇA A VOAR A PARTIR DE 15 DE MAIO, CONECTANDO SÃO PAULO À REGIÃO QUE REÚNE CIDADES, COMO ITAJAÍ, BALNEÁRIO CAMBORIÚ, BRUSQUE E BLUMENAU.

O estado catarinense tem paisagens deslumbrantes, herança cultural de diversos povos do velho continente e atrações à beira-mar, rodeadas pela Mata Atlântica. Desembarcamos em Navegantes, nosso ponto de partida para conhecer as belezas da região e encontrar os melhores achados locais: boas praias, gastronomia típica e festejos tradicionais.

O pequeno município de 60 mil habitantes tem crescido muito nos últimos anos por conta das atividades relacionadas à pesca e à indústria naval. É por isso que a região conta com um aeroporto internacional, garantindo o vai e vem de um milhão de pessoas todos os anos. Mas Navegantes também tem 11 quilômetros de praias com ondas e vegetação preservada, com destaque para as praias Central, do Gravatá e Meia Praia, além do cartão-postal Farol da Barra, construído nos anos 1930.

Eventos populares também movimentam a cidade. A tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, comemorada há mais de um século, reúne milhares de fiéis às margens do Rio Itajaí-Açu, entre o final de janeiro e o início de fevereiro. É o momento de agradecer à padroeira do mar e apreciar a procissão fluvial de barcos enfeitados. O carnaval também reúne foliões vindos de todo o Brasil, em busca dos desfiles de blocos e escolas na Avenida Beira Mar.

A região também é a porta de entrada para o Beto Carrero World, localizado a 14 quilômetros do aeroporto de Navegantes, no município de Penha. O empreendimento, inaugurado em 1991, aparece em décimo lugar no ranking dos melhores parques de diversões do mundo de 2016, segundo o site TripAdvisor, e ocupa uma área de 14 milhões de metros quadrados. Inspirado na Disney, suas áreas temáticas concentram atrações divertidas para adultos e crianças.

O turismo de negócios também cresce ano a ano, movimentando a economia da cidade. Isso se reflete no Terminal Portuário de Navegantes, chamado de Portonave, que é líder na movimentação de contêineres em Santa Catarina e ocupa a segunda posição entre todos os portos brasileiros. À beira-rio, o horizonte da paisagem tem inúmeros guindastes coloridos e contêineres empilhados, dando uma pequena dimensão do potencial internacional de negócios de toda a região.

DOS PESCADORES ÀS CASAS DE LUXO

Uma balsa faz a travessia entre Navegantes e a vizinha Itajaí. Em 15 minutos, chegamos ao município cuja história remonta aos tempos de Brasil Colônia e a D. João VI. Situado no encontro do Rio Itajaí-Açu com o mar, era o lugar perfeito para receber famílias de pescadores portugueses que pudessem aproveitar os benefícios das águas fartas da região. O plano deu certo, a região cresceu, e hoje possui um dos maiores complexos portuários do país.

A paisagem que os portugueses encontraram entrou para a história. O imaginário de casas rústicas de pescadores e uma população de hábitos mais simples também podem ser facilmente levados pela onda, uma vez que belas casas e apartamentos de luxo fazem parte do horizonte dos dias atuais. Até mesmo o agito noturno ganhou sua vez, fazendo com que cruzeiros gigantescos tenham presença confirmada na cidade para o Réveillon.

A badalada Praia Brava é um dos lugares mais frequentados, com natureza preservada, boas ondas e festas de música eletrônica, principalmente no premiado Warung Beach Club. Outra opção é a Praia de Cabeçudas, a cinco quilômetros da Brava, onde o mar é mais tranquilo e rodeado pela infraestrutura de quiosques, calçadão na orla e um enorme trapiche de pedra.

A FAMA DE UM BALNEÁRIO

Mas é Balneário Camboriú, a cerca de 15 quilômetros ao sul de Itajaí, que compete com Florianópolis pelo título de capital catarinense do turismo. A cidade atrai até um milhão de pessoas durante a alta temporada, entre brasileiros, chilenos, argentinos e uruguaios. Contudo, o que vem impressionando é o seu crescimento contínuo.

Prédios com mais de 60 andares seguem surgindo na movimentada Avenida Atlântica. Restaurantes, bares e baladas funcionam o dia inteiro, motivando comerciantes a manterem as portas abertas 24 horas e a oferecerem wi-fi de qualidade até nas praias mais distantes. Tais comodidades têm atraído personalidades mundialmente conhecidas para longas temporadas na cidade litorânea, como é o caso da atriz americana Sharon Stone.

Além das modernidades que invadem o município, faz tempo que Balneário Camboriú virou um destino famoso por suas paisagens naturais. São nove praias com areia fofa e água clara para esquecer do tempo e curtir a natureza. Se o objetivo é diversão em família, a Praia de Laranjeiras oferece um excelente banho de mar com comércio por perto. Para se exercitar e fazer uma longa caminhada na orla, a Praia Central ou a do Estaleiro têm beleza a perder de vista.

A cidade ainda vai além das praias. O Parque Unipraias proporciona momentos de imersão na Mata Atlântica. Pegar o bondinho na Praia de Laranjeiras com direção ao parque é um clássico que garante ótimas fotos do encontro de mar e selva. Entre as atrações do parque estão um mirante e atividades, como trilhas, arvorismo e uma tirolesa que desliza 750 metros por um cabo de aço em meio ao verde.

VALE EUROPEU

Seguimos por uma hora para o interior do estado, até chegar a Brusque, no Vale Europeu. Foi lá que os poloneses introduziram a tecelagem, uma herança que expandiu os negócios da cidade e a transformou em um dos destinos preferidos de lojistas de todo o Brasil.

O atrativo comercial parece não ter fim na pequena cidade. A paisagem revela traços da arquitetura alemã – outra cultura enraizada em Brusque – e se mescla às grandes lojas de departamento e centros comerciais, que oferecem artigos para casa e vestuário a preços convidativos.

Três grandes eventos marcam o calendário anual da cidade. A Festa Nacional do Marreco (ou Fenarreco) celebra o prato típico da cozinha alemã, o marreco com repolho-roxo, recebendo cerca de 150 mil pessoas no mês de outubro. A também famosa Festa de Nossa Senhora de Azambuja atrai um público de 90 mil fiéis para um momento de introspecção, agradecimento e oração, sempre no terceiro fim de semana de agosto. Já a Festa Nacional do Jeep (Fenajeep) reúne jipeiros para competir e conferir as novidades do salão o -road.

Adentrando um pouco mais o estado, chegamos ao nosso último destino: Blumenau. Mantendo a tradição das charmosas casas em enxaimel, a característica marcante da arquitetura alemã fica evidente a partir dos mirantes do município.

Movimentada o ano inteiro, a cidade inspira e respira turismo. Conhecida por uma das mais famosas festas do país, a Oktoberfest, realizada em outubro, visitantes apreciam sua cultura, a gastronomia alemã e as boas cervejarias artesanais. “O sucesso da bebida artesanal se deve ao fato de o produto ter mais sabor e um aroma diferenciado. A cerveja comercial não consegue fazer isso”, observa Ellen Friese, responsável pelas visitas guiadas na Cervejaria Blumenau.

Um dos pontos mais visitados da cidade é a Vila Germânica. Lojas de souvenir, bares e restaurantes com a comida típica alemã ocupam o espaço, que recebe toda a família. Outro ponto de destaque da cidade é a região do centro histórico. Alguns museus, como o da Família Colonial e o de Hábitos e Costumes, exibem os bastidores da sociedade blumenauense do passado até os dias atuais.

Nesta mesma região está o Museu da Cerveja, com equipamentos antigos e canecas da Oktoberfest no acervo. Ao lado de excelentes cervejarias locais, é possível fazer uma imersão na história, produção, degustação e harmonização da famosa bebida artesanal. Do litoral ao interior, percorremos pouco mais de 130 quilômetros, passando por praias, marcos culturais e belas paisagens. Mesmo sendo uma região conhecida pelo turismo de negócios, dá para entender o que leva tantas pessoas a prolongarem a viagem.

ONDE FICAR

INFINITY BLUE RESORT SPA
A infraestrutura do resort em Balneário Camboriú oferece conforto para todas as idades. Crianças se divertem nas áreas de recreação infantil, enquanto adultos relaxam na praia dentro do próprio Infinity ou dedicam boas horas no spa de alto padrão. Sua localização facilita viagens de um dia às cidades vizinhas. Dá para sair cedinho, conhecer outro município e voltar para curtir o fim do dia no hotel.
www.infinityblue.com.br

SLAVIERO ESSENTIAL BLUMENAU
Reformado recentemente, o hotel possui 120 apartamentos confortáveis e funcionais, com banheiros amplos e decoração clean. A apenas quatro quilômetros da Vila Germânica, a ótima localização do hotel e a equipe bem preparada garantem o apoio necessário à rotina de quem visita Blumenau a negócios ou lazer.
www.slavierohoteis.com.br

ONDE COMER

ANIFICADORA ZEN
As melhores cucas (doce típico alemão) que experimentamos durante a viagem foram nesta padaria, em Brusque. Entre os diversos sabores de bolo, nos deliciamos com a cuca de coco e a de Sonho de Valsa.

CHOPERIA E RESTAURANTE THAPYOKA
Comidas típicas muito bem preparadas e chopp artesanal no centro histórico de Blumenau. Porções fartas, atendimento rápido e vista para o Rio Itajaí-Açu.
www.thapyoka.com.br

CERVEJARIA CONTAINER
Uma proposta inglesa em pleno território alemão. Com atmosfera dos pubs londrinos, a casa toca o bom e velho rock ‘n’ roll. A cultura underground está impressa no ambiente e na personalidade das marcas.
www.cervejariacontainer.com.br

GUACAMOLE COCINA MEXICANA
Em Blumenau, o Guacamole é uma excelente opção de restaurante para quem gosta de comida mexicana e diversão. Com certeza, os tequileiros e os mariachis vão alegrar sua mesa durante a refeição. Destaque para as Fajitas e os Churros del Chavo.
www.guacamolemex.com.br

POR. LEDA DE LUCA
FOTOS. FLÁVIO TERRA

Spectr News Theme
Leda de Luca
Colaboradora
Publicitária com formação pela ESPM-SP e especialização executiva em Criatividade, Inovação e Novos Negócios pela Fondazione CUOA, Itália. Fundadora e editora do blog aresdomundo.com

Últimas edições

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration