Banner Top
Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017

A APENAS 70 QUILÔMETROS AO NORTE DA VENEZUELA, A ILHA DE CURAÇAO FAZ PARTE DO CHAMADO ABC CARIBENHO, QUETAMBÉM REÚNE ARUBA E BONAIRE. ALGUNS TRAÇOS TÍPICOS DA REGIÃO SÃO COMPARTILHADOS ENTRE TODAS ASVIZINHAS, COMO A APAIXONANTE ÁGUA AZUL-TURQUESA DO MAR DO CARIBE. MAS OS ATRATIVOS DE CURAÇAO NÃO PARAMPOR AÍ. O DESTINO AINDA EXIBE CENÁRIOS ENCANTADORES, PROGRAMAS DIVERTIDOS E CULTURA POR TODOS OS CANTOS

Reza a lenda que o antigo governante da ilha das Antilhas Holandesas do século 19 acordava todos os dias com intensas dores de cabeça, que se acentuavam quando o sol refletia nas paredes brancas de Willemstad, capital de Curaçao. Para diminuir os efeitos da sua enxaqueca, ele ordenou que todas as casas da colônia fossem pintadas com cores fortes.

Rumores menos otimistas afirmam que o tal governante era dono de uma loja de tintas e enriqueceu por conta da ideia mirabolante. Se foi de boa-fé ou não, não há como saber, mas seu plano garantiu que a cidade se transformasse na mais colorida do Caribe, mantendo a charmosa tradição, mesmo depois de se tornar país autônomo, em 2010.

Declarada Patrimônio Mundial pela Unesco, Willemstad tem dois bairros divididos pela baía do canal de Santa Anna: o mais antigo, Punda, e Otrobanda (“outra banda”, no idioma Papiamento, que significa o outro lado do canal). As duas regiões são conectadas pela ponte flutuante para pedestres Queen Emma, que eventualmente abre passagem para navios e iates. Quem já estiver caminhando sobre a ponte quando o movimento começar pode aguardar tranquilamente pelo fim do vaivém.

Punda é o lado mais turístico, com lojas, hotéis- boutique, restaurantes e barzinhos alinhados à margem do canal de Santa Anna, que desemboca no mar. Aqui estão as icônicas casinhas coloridas em estilo holandês, uma herança dos tempos de colônia. A arquitetura baixa com telhado de quatro águas é cartão-postal da ilha, facilmente reconhecida no mundo inteiro.

Entre as principais atrações do bairro, estão a primeira sinagoga das Américas, Mikvé Israel- Emanuel, com seu chão coberto por areia, a galeria da artista local Nena Sanches e o mercado flutuante, que vende, em barcos de madeira, frutas e verduras frescas vindas direto da Venezuela. Entretanto, não deixe de separar um tempo para explorar o bairro sem rumo, observar todos os detalhes da arquitetura e curtir sem pressa a música tocada nas calçadas.

Apesar de ser ponto de desembarque dos grandes cruzeiros que fazem tours pelo Caribe, Otrobanda tem menos atrações do que Punda, sendo mais frequentado pela população local. Mas há três lugares que merecem entrar no roteiro. O Forte Rif, construído para proteger a baía de invasões estrangeiras, em 1828, é um dos quatro principais da capital e se tornou um grande ponto de visitação, recebendo turistas dia e noite. As muralhas perderam sua antiga função e, hoje, abrigam restaurantes, bares, lojas e vistas espetaculares para o mar.

Ao lado do forte, está o Renaissance Curaçao Resort & Casino, que possui um mega complexo de jogos e um shopping center abertos ao público. Porém, a maior surpresa é reservada aos hóspedes: uma praia artificial de borda infinita, com água salgada e fundo de areia. Como as melhores praias ficam afastadas, o hotel une a facilidade de estar no centro da cidade e o luxo de ter sua própria praia a poucos passos do quarto.

História também tem a sua vez na ilha. O Museu Kurá Hulanda mostra a origem do homem e do tráfico de escravos africanos, além de outros marcos importantes da civilização, como o ouro pré- colombiano, as relíquias da Mesopotâmia e a arte e a cultura antilhanas. A construção histórica também exibe peças africanas e esculturas impressionantes da vida dos escravos trazidos à região.

ROLÊ PELAS PRAIAS

Curaçao, cuja definição ainda titubeia entre coração e curação, do verbo curar, não é como qualquer ilha do Caribe. O país tem um quê a mais escondido atrás do estereótipo caribenho, resultado de sua cultura vibrante misturada com praias maravilhosas.

Absorver a atmosfera da cidade faz parte da experiência na ilha, mas seu maior atrativo se encontra banhado pelo mar de cor azul-turquesa. Curaçao esbanja sol o ano inteiro, até mesmo na época de chuva, entre outubro e dezembro. Isso, combinado com a geografia privilegiada, atrai turistas de todos os lugares em busca dos tantos superlativos que descrevem a ilha.

Mesmo com hotéis cheios de mimos, que variam de opções boutique a grandes resorts, a aventura de Curaçao é sair pela estrada e descobrir as atividades e as praias que, sem sombra de dúvida, tiram o fôlego de qualquer um. Para isso, alugar um carro é a melhor alternativa. Nosso roteiro começou com um pequeno clichê indispensável quando se fala em Caribe: golfinhos. No Curaçao Sea Aquarium Park, é possível nadar e até mesmo mergulhar com os mamíferos em mar aberto. Há diversas outras atrações disponíveis, como observar flamingos, alimentar tubarões e assistir ao show dos divertidíssimos leões-marinhos.

Na praia onde está localizado o aquário, chamada de Seaquarium Beach, fica o animado clube particular Mambo Beach Boulevard, que oferece toda estrutura de praia. Lojas, baladas e restaurantes, como o delicioso “The Greenhouse”, também têm seu espaço e criam um burburinho durante as noites. A visita vale para quem está hospedado por ali ou está à procura de agito. Para curtir praia no melhor estilo pé na areia, as indicações são outras.

Dentre as 38 praias que a ilha tem para oferecer, as orlas mais incríveis ficam afastadas do centro. Elas são divididas entre públicas e privadas e variam em relação à infraestrutura, atividades oferecidas e formações rochosas. O que permanece constante é a inacreditável visibilidade do mar e a abundante vida marinha, com corais, peixes e tartarugas, que atraem muitos mergulhadores profissionais para a região.

A maioria das praias cobra um pequeno valor de entrada, em torno de três dólares por pessoa, o que contempla as comodidades de bares, restaurantes, guarda-sóis e lojas para alugar equipamentos. Já as públicas são mais rústicas e trazem aquela sensação de intocadas. Nesses casos, é bom levar comida e bebida para passar o dia.

Kenepa Grandi, também chamada de Grote Knip, é considerada a praia mais bonita de toda a ilha. Localizada em Westpunt, no extremo norte de Curaçao, o trajeto até ela leva cerca de uma hora de carro pela estrada principal Weg Naar Westpunt. Diferentemente de outras praias, o primeiro contato não é com a areia, mas com um mirante no alto do morro. Dali de cima, a vista privilegiada abrange toda a praia e a imensidão do mar, que varia entre tons de azul claro e azul escuro que brilham com o sol. A pequena extensão de areia, repleta de pedrinhas brancas e conchas, é emoldurada por altos paredões, de onde alguns corajosos se aventuram a pular.

As vizinhas PortoMari e Cas Abao ficam no meio do caminho entre Willemstad e Kenepa Grandi. As duas praias particulares são as preferidas por famílias, que encontram conforto com os bares, bangalôs, banheiros, espreguiçadeiras e até mesmo mesas de massagem para passar o dia. PortoMari é muito querida pelos praticantes de mergulho, uma vez que inúmeros peixes ficam próximos ao deck de madeira. Cas Abao encanta por ser contornada por rochas e ter árvores compondo o cenário. Quando a maré está baixa, uma faixa de areia aparece entre duas grandes rochas no canto esquerdo da praia, criando um espaço gostoso e reservado para curtir o mar.

Mais próxima à capital, em Vaersenbaai, fica a queridíssima Kokomo Beach. A praia é pequena, mas, apesar de pública, oferece cadeiras, banheiro e restaurante. Um bom momento para visitá-la é no final do dia. Sob a luz do entardecer, o deck de madeira em formato de passarela recebe cores alaranjadas, enquanto o sol se pondo dá forma apenas ao contorno das pessoas e aos coqueiros que balançam com o vento. A uma curta distância, um segundo deck flutuante recebe espectadores que param suas atividades para apreciar o maravilhoso pôr do sol.

QUAL IDIOMA FALAR? Os idiomas oficiais são o inglês, o holandês e o papiamento – uma mistura de diversas línguas africanas e português. A população local é poliglota e muitos também dominam o espanhol.

NÃO DEIXE DE VISITAR

De Gouverneur
O restaurante situado em Otrobanda, beirando o canal e com vista para as casinhas coloridas, fica em um edifício do século 18. É possível saborear o prato de culinária internacional no piano bar, na varanda ou no pátio interno, curtindo o charme do ambiente de luz baixa e clima romântico.
www.de-gouverneur.com

Landhuis Dokterstuin
O Landhuis Dokterstuin é uma ótima escolha para o almoço quando for visitar as praias mais afastadas. Com ambiente mais rústico, o restaurante fica no meio do caminho entre Willemstad e Westpunt e oferece um menu recheado de opções da culinária local, com destaque para os pratos com peixe, como o Filè Piská Panga.

Scampi's Restaurant
O restaurante de frutos do mar está situado no Waterfort Arches, um deck animado em Punda, com música ao vivo. Uma boa opção de prato é o Surf & Turf, que oferece um mix de carne e camarões.
www.scampiscuracao.com

O Porto
Localizado às margens de uma lagoa, o restaurante com decks de madeira combina um caprichado cardápio internacional com vistas maravilhosas para a ponte Queen Emma, a baía Santa Anna e as casinhas coloridas de Punda. Frutos do mar, carnes e costelinhas de porco são os carros-chefes da casa.
www.oportocuracao.com

Santa Barbara Beach & Golf Resort Curaçao
O tranquilo resort à beira-mar está localizado a 25 quilômetros do Aeroporto Internacional Hato, mais afastado da capital. O estabelecimento de decoração impecável oferece três restaurantes, spa, fitness center, três piscinas, quadras
de tênis, campo de golfe e cerca de seis mil metros quadrados de jardins e áreas externas. O serviço de wi-fi é cobrado à parte.
www.santabarbararesortcuracao.com

Papagayo Beach Hotel
O badalado hotel está estrategicamente localizado a 15 minutos de Willemstad e bem em frente à praia Jan Thiel. Os quartos têm decoração supermoderna e oferecem TV de tela plana, ar condicionado e wi-fi gratuito. Piscinas, espreguiçadeiras, bares
e restaurantes à beira-mar fazem parte do complexo, que também conta com um centrinho comercial,com supermercado,cassinoelojas.
www.papagayo.com

POR. GUIOMAR BARBUTO
FOTOS. C. KOGA

Guiomar Barbuto
Guiomar Barbuto
Jornalista

Últimas edições

Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration