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Domingo, 19 de Novembro de 2017

PARA RELAXAR AINDA MAIS DURANTE O VOO

Quando decidimos viajar, precisamos resolver várias questões além das malas. Algumas pessoas aceleram tanto que, no dia da viagem, estão em um misto de cansaço e boas expectativas. Se pensarmos no voo como uma oportunidade de relaxar, o tempo também voa.

Além de curtir o entretenimento a bordo, podemos utilizar técnicas que trazem mais saúde e bem-estar, transformando a viagem em um ótimo momento de recarregar as baterias. Como atingir isso?

Nos anos 1970, o cardiologista da Escola de Medicina de Harvard, Dr. Herbert Benson, criou o termo “resposta de relaxamento”, que propõe alcançar um estado físico de profundo descanso. O objetivo dos estudos de Benson era ensinar as pessoas a mudarem tanto a resposta física como emocional do nosso corpo diante de momentos de tensão.

Quando entramos em resposta de relaxamento, nossas reações fisiológicas se alteram e melhoram o funcionamento do corpo. O coração bate de forma coerente, a temperatura do corpo aumenta, os músculos relaxam e experimentamos esse estado que promove a homeostasia natural – o equilíbrio entre o meio interno e externo. A saturação do oxigênio no sangue também aumenta e, com isso, há uma melhor oxigenação do cérebro.

O equilíbrio do sistema nervoso autônomo, que acontece a partir da prática de técnicas de relaxamento, atua no sistema emocional, ajudando no controle do estresse, da ansiedade, da depressão, da insônia e da falta de atenção. Além disso, essas técnicas permitem um melhor funcionamento mental, clareza de raciocínio, capacidade de resoluções e aumento de resiliência.

A boa notícia é que a principal técnica de relaxamento já está conosco desde o nascimento (apenas nos esquecemos com o passar dos anos): a respiração diafragmática. Vamos lá: acomode-se confortavelmente, coloque uma mão sobre o tórax e outra sobre o abdômen. Comece a inspirar pelo nariz e, lentamente, vá expandindo o abdômen. Para isso, procure manter o peito mais estável. Assim, o abdômen se expande conforme o ar vai entrando. Comece a expirar. Libere todo o ar pela boca devagar, até começar a nova inspiração. Preste atenção ao ar que entra e sai e concentre-se no seu interior.

Viagens de avião são uma ótima oportunidade para praticar essa técnica e sentir seus benefícios. E você pode pousar no seu destino mais relaxado.

Juliane  Haddad
Juliane Haddad
Colunista
Psicóloga especialista em medicina comportamental e em terapias cognitivas, além de integrante da clínica Polaris – Tratamento Virtual para Fobia de Avião

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