Banner Top
Domingo, 19 de Novembro de 2017

VIDA PROFISSIONAL EM MOVIMENTO

EM TEMPOS DE DESAFIO, EVOLUIR NA CARREIRA É QUASE TÃO COMPLICADO QUANTO MANTER-SE EMPREGADO OU RETORNAR AO MERCADO

Minha agenda em grandes organizações como headhunter e gestor de carreiras me traz distintos pontos de vista a partir de uma mesma realidade. Para quem está feliz, uma hora passa em um segundo. Para quem busca o que deseja, cada minuto é uma eternidade. O tempo tem esse poder simultâneo: o de ser mágico e cruel. Perspectivas podem alterar o objeto de observação.

Em tempos de desafio, evoluir na carreira é quase tão complicado quanto manter-se empregado ou retornar ao mercado, no caso de quem está em transição. Em encontros que tenho tido com essas pessoas, sempre vem à tona questionamentos sobre o tempo. Em quanto tempo um executivo em transição de carreira se recoloca? Em quanto tempo posso conseguir uma promoção? Quanto tempo é saudável eu ficar no mesmo cargo ou me reportando ao mesmo chefe? A relatividade nos responderá, se possível.

Sempre digo que o tempo tem por característica ser elástico. Na vida profissional, as mudanças – para o bem e para o mal – sempre carregam nas entrelinhas pequenos detalhes que fazem a diferença nas questões de “o que”, “como”, “com que agilidade” e “por que”.

Em uma combinação quase tão complexa como as dos algoritmos, temos uma resultante que acaba por definir quem sai e quem fica, quem avança e quem permanece onde está. No campo das variáveis, quando muito, conseguimos ter controle das que estão na nossa mão.

Então, se alguns executivos ficaram em transição um período curto, o mais saudável a fazer é tentarmos entender que movimentos eles conseguiram imprimir para acelerar sua recolocação.

Deixo aqui alguns pontos de reflexão, um convite para que cada um vá buscar as respostas observando os casos que se aplicam a esse tema. Esses executivos tinham um forte networking? Eles sabiam onde gostariam de estar? Desistiram com os diversos “nãos” que receberam? Assumiram para si a responsabilidade de ativar sua empregabilidade e passaram a se comportar como uma espécie de “Eu S/A”?

Seja na busca por uma nova oportunidade ou na luta por uma promoção, o fato é que cada um é dono de sua própria carreira e responsável por fazer a "sorte" acontecer. Planejamento, investimento em si mesmo e domínio de ampliar capacidade de análise das oportunidades e saber administrar o tempo a seu favor – tudo isso terá um efeito muito positivo se bem orquestrado. Calcule os riscos de se colocar como prioridade e o faça. Não terceirize a sua carreira. Vai valer a pena.

Jorge Kraljevic
Jorge Kraljevic
Colunista
Coach, head hunter e sócio da Signium no Brasil.

Últimas edições

Guga Kuerten
Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration