Banner Top
Domingo, 19 de Novembro de 2017

A PIOR ESCOLHA É A INÉRCIA

A crise prolongada no mercado brasileiro demitiu muita gente preparada, com alta formação técnica, de todas as idades, mercados e regiões do país. Algumas oportunidades de recolocação trazem a amarga notícia de que o lugar disponível tem uma remuneração inferior à desejada ou ao padrão conquistado antes. Esse enredo nada favorável tem levado muitas pessoas a empreender. Elas abrem mão da vida corporativa e se lançam em um projeto próprio, que lhes garanta independência e possibilidade de atuar na geração de um trabalho.

Nos últimos dois anos, tenho sido procurado por pessoas que querem empreender, mas têm medo de não gostar e, depois, quererem voltar para o mercado corporativo. Aí surge o medo de como as empresas irão avaliá-las. Também tenho encontrado pessoas que construíram uma carreira de sucesso, saíram do mundo corporativo e hoje estão muito mais felizes do que estavam nos seus empregos anteriores.

Recentemente almocei com um executivo que saiu da companhia em 2015 por conta de uma reestruturação. Ficou abalado na ocasião, mas seguiu adiante e atualmente acredita que a dispensa foi a melhor coisa que aconteceu. Ele e um amigo montaram uma empresa para atender clientes que sua ex-companhia não conseguia. Criaram uma empresa de “cliente oculto” para os mais diversos segmentos, desde uma experiência no e-commerce passando por call center, restaurantes e lojas físicas. Ele está feliz com os novos desafios e com a dinâmica da nova rotina profissional.

Quem pensa em empreender precisa estruturar algumas coisas, começando pelo seu comportamento e visão do mundo, que precisará mudar também. Empreender implica em assumir riscos, analisar até aonde você pode ir ou gostaria de ir, apostar em uma ideia e mapear o novo mercado. Também avalie se já existe alguém fazendo isso e quais foram os acertos e erros. Tenha em mente que levará um tempo para sua vida financeira se estabilizar, e o negócio retornar o investimento dos primeiros anos.

Calcule cada passo, faça o movimento confiante de que você pode encontrar uma nova carreira. Mas esteja pronto para amadurecer com as lições que a experiência pode trazer. Não desista no primeiro obstáculo e lembre-se de que a Coca-Cola vendeu apenas 95 litros no primeiro ano de vida. Grandes companhias podem, sim, voltar a considerar seu perfil, que, além das qualidades técnicas, agora também contará com um comportamento empreendedor, de quem não se acomodou diante da adversidade e aprendeu algo diferente com a vivência. São reflexões que exigem autoconhecimento e muita coragem. Mas o pior inimigo ainda é a inércia. Com ela não se aprende nada.

Jorge Kraljevic
Jorge Kraljevic
Colunista
Coach, head hunter e sócio da Signium no Brasil.

Últimas edições

Guga Kuerten
Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration