Banner Top
Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

QUE LEGADO DEIXAREMOS PARA AS NOSSAS CRIANÇAS?

Chegamos em outubro e imagino, com alegria, uma série de possibilidades para celebrar o Dia das Crianças: guloseimas, brinquedos, pizza, brincadeiras, passeios... No dia 12, sempre encontramos uma maneira de lembrar que nossos pequenos são especiais. Mas será que pensamos em um presente real, de longo prazo? Que legado deixaremos para as próximas gerações? Que planeta elas herdarão de nós?

Recentemente, recebemos um convite especial e, com muito orgulho, acabamos de assumir oficialmente a nobre missão de defensores da campanha Mares Limpos, da ONU Meio Ambiente. Na verdade, essa “missão” faz parte da nossa filosofia há anos, do nosso dia a dia, do que acreditamos e praticamos de fato. O mar é a nossa casa, nosso playground, nosso escritório. O mar é a nossa vida.

Mas essa não é uma bandeira pessoal. É uma causa em prol de todos nós e do futuro da Terra. Você sabia que nossos oceanos são o grande pulmão do planeta? O oxigênio produzido pela fotossíntese das algas marinhas é superior ao gerado pelas florestas. Conscientes disso, cada um de nós pode – e deve – se envolver e se engajar nessa campanha para reduzir o volume de plástico que chega aos mares.

Pode parecer impossível destruir algo tão imenso como os nossos oceanos. Mas acredite: infelizmente, não é. De acordo com um estudo da fundação da velejadora britânica Ellen MacArthur, em parceria com a consultora McKinsey, divulgado em janeiro do ano passado pelo Fórum Econômico Mundial de Davos, em 2050 teremos mais toneladas de plástico do que de peixes nos oceanos. Assustador!

Durante a Expedição Oriente, nos deparamos com cenários preocupantes. A Ilha Ducie, um atol no Oceano Pacífico, vem sendo atingida pelo lixo jogado no mar e que é levado às praias pela corrente marítima. Boias, redes, cabos, cordas, garrafas e caixas plásticas foram alguns dos objetos que encontramos – e recolhemos.

Em outra ilha, pequena e deserta (atenção a esse detalhe: deserta!), no sul do Japão, nos espantamos com a quantidade de lixo espalhado pela praia. Até nesse lugar isolado, onde não tinha ninguém, encontramos uma quantidade absurda de plástico. Mais uma vez, recolhemos todo o lixo possível, enchemos nosso bote e levamos tudo para o veleiro Kat. Então utilizamos nosso compactador e encaminhamos tudo para reciclar no próximo porto.

Além desses materiais mais perceptíveis, temos ainda o grave problema dos microplásticos: fragmentos minúsculos que se espalham pelo fundo dos oceanos e nas praias do mundo inteiro. Além de poluir os ambientes, eles acabam sendo comidos por peixes e aves. Só que microplástico não é alimento, e seu consumo acaba sendo excessivo e, claro, fatal.

Esse definitivamente não é o planeta que eu desejo deixar de presente para meus netos, bisnetos e para as próximas gerações. Não podemos nos acomodar e esperar que os outros façam o que está ao nosso alcance. Vamos reduzir o consumo de plástico e ficarmos atentos ao descarte correto dos nossos lixos. Que juntos possamos deixar como legado: conscientização e ação. Nossas crianças merecem mares lindos e limpos de presente. E nós também.

Heloísa Schurmann
Heloísa Schurmann
Colunista

Últimas edições

Thomas Troisgros
Guga Kuerten
Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration