Banner Top
Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017

Planejar é o segredo para preparar grandes expedições, como as nossas, mas também para aquela viagem das férias de verão. Para onde ir? Minha sugestão é o deslumbrante Nordeste brasileiro. Levamos nosso veleiro Kat para Alagoas e Pernambuco, onde recebemos os convidados da “Conexão Schurmann” e gravamos episódios para nosso novo canal no YouTube.

Inspirada por essa experiência, arrisco algumas dicas de roteiro. Já estivemos em tantos lugares ao redor do mundo, por isso é gratificante passear por nossos próprios paraísos. Maragogi, em Alagoas, com mar calmo de águas azuis, praias lindas com coqueiros ao vento e as famosas piscinas naturais, é cenário perfeito para justificar o título de Caribe Brasileiro.

Um mergulho de snorkel pelas piscinas naturais durante a maré baixa revela peixes e corais incríveis. Na Praia de Antunes, as águas mornas e mansas servem de parque de diversão. Nossa tripulação se descontraiu remando de prancha e caiaque. Para quem gosta de turismo de observação, uma dica é passear de barco pelo estuário do Rio Tatuamunha e ver o peixe-boi, um mamífero aquático em risco de extinção, que encontrou refúgio no manguezal.

A cinco horas de navegação está a belíssima Praia dos Carneiros, em Pernambuco. Nossa tripulação começou a se divertir desde o início ao entrar no Rio Formoso. Foram muitos suspiros diante do horizonte da praia que mistura mar e rio, fazendo com que as águas se confundam. A paisagem muda muito ao longo do dia, de acordo com a maré. Fizemos um delicioso luau ao lado da Igreja de São Sebastião, construída no século 18.

Hora de partir para o próximo porto, ou melhor, destino: Recife. Ficamos boquiabertos quando chegamos ao Instituto Ricardo Brennand, eleito o melhor museu da América do Sul. E ficamos maravilhados com a galeria de esculturas originais e réplicas de artistas, como Rodin, Fernando Botero e Debret. Do lado de fora está uma gigantesca réplica de David, de Michelangelo. O Museu Castelo São João guarda um impressionante acervo de armas brancas, armaduras, tapeçarias e mobiliários. É um lugar que me impressionou muito e que todo brasileiro deveria ir, pelo menos, uma vez.

Outra surpresa foi o passeio de catamarã à noite. Na lua cheia, saímos com um guia fantástico, que nos contou a história da cidade e mostrou os monumentos e os prédios históricos bem iluminados. No município vizinho de Igarassu, um programa emocionante é conhecer a região da Baía de Maria Farinha, o Forte Orange e a Ilha da Coroa do Avião, a bordo de pequenos aviões.

A quase 600 quilômetros de Recife fica Fernando de Noronha. No caso dos nossos tripulantes-convidados, a viagem foi uma prova de fogo! Ninguém tinha navegado em alto mar antes e todos se saíram muito bem durante os dois dias de viagem. Chegar a Noronha foi motivo de superação e muita alegria para a turma da “Conexão Schurmann”.

Nesse paraíso, o ritmo de aventuras aumenta e começa cedo, com batismo de mergulho. As águas de uma visibilidade de até 50 metros e a diversidade da fauna marinha fazem de Fernando de Noronha um dos melhores lugares do mundo para mergulhar. E a ilha reserva outras atividades empolgantes, como trilha de 30 minutos até a Praia do Atalaia com sua piscina cristalina que parece um grande aquário natural.

Depois de percorrer toda a ilha, o voto da turma de campeã em beleza ficou com a Praia do Sancho, nomeada a mais bonita do mundo. O acesso é difícil, mas vale cada degrau a ser descido em dois lances de escadas entre fendas nas pedras, até chegar à areia e nadar na água de uma tonalidade de azul estonteante, cheia de peixes grandes e pequenos. São lindas lembranças desse pedacinho do Nordeste, que espero que te inspirem.

Heloísa Schurmann
Heloísa Schurmann
Colunista

Últimas edições

Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration