Banner Top
Domingo, 19 de Novembro de 2017

MENU À BRASA

É uma brasa, mora? Felipe Bronze nem era nascido na década de 1960, quando a gíria foi criada pela Jovem Guarda. Mas o elogio antigo combina lindamente com a cozinha atual do chef carioca. À frente de dois restaurantes, Pipo e Oro, e de três programas de televisão, Felipe usa a brasa como um instrumento para o seu trabalho.

O Pipo está há menos de um ano no Fashion Mall, shopping em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro. É a segunda versão do restaurante informal, que anteriormente funcionava na concorrida Rua Dias Ferreira, no Leblon. Delícias da casa anterior continuam no cardápio, como o caldinho de feijão com espuma de couve e o Ostrix, sanduíche de pão de milho com ostra grelhada. Mas desde maio há um menu de novidades nas quais a brasa brilha.

Boa parte dos pratos é para compartilhar. Entre os sanduíches, destaque para o Bánh’mi, de inspiração vietnamita, com carne de porco e picles, o Cupinzeira, de cupim na brasa, e o ChoriPipo, com linguiça feita na casa e chimichurri. Para a sobremesa, há uma difícil escolha entre o pudim de leite, dos mais gostosos do Rio, ou o abacaxi na brasa com rabanada e sorvete de baunilha. O paulistano Gabriel Coelho é o simpático chef de cozinha e criador do Cupinzeira. O chef executivo é Rodrigo Guimarães, há alguns anos o braço direito de Felipe.

A decoração do Pipo, assinada pela arquiteta Bel Lobo, tornou-se um dos pontos altos da nova casa. Com cozinha aberta, um bonito balcão de bar e buganvílias naturais e desidratadas (kokedamas) pendendo do teto, presas apenas por um fio, o restaurante é tão bonito que você acaba esquecendo que está dentro de um shopping. As grandes janelas envidraçadas voltadas para as árvores da rua também tornam o ambiente agradável.

No Oro, a alta gastronomia ocupa o lugar da casualidade. Com uma estrela no Guia Michelin, o restaurante gourmet de Felipe Bronze também está em sua segunda vida. As espumas de nitrogênio e a experimentações da cozinha molecular ficaram no passado, na casa do Jardim Botânico, aberta de 2010 a 2015.

No Oro do Leblon, que em abril completou um ano, a brasa conduz o cardápio. Na cozinha há um forno a carvão, uma grelha, como a usada para os japoneses para fazer yakitori (espetinhos de frango), e uma parrilla. Para comemorar o primeiro aniversário no novo endereço, Felipe e sua equipe criaram dois novos menus degustação com 18 pequenas porções, que dispensam talheres e podem ser comidas com as mãos. Os cardápios ficam em cartaz até o final de julho. Os pratos podem ser harmonizados com vinhos escolhidos pela sommelière argentina Cecilia Aldaz, casada com o chef.

“Meu fio condutor é sempre ancorado em sabor, na história que o prato conta e na emoção que ele desperta. Precisa ser delicioso, lindo e afetuoso”, diz o chef, que está completando 20 anos de carreira e deve assinar o cardápio do novo restaurante do Gran Meliá Nacional Rio, previsto para inaugurar em setembro.

Fora da cozinha, mas não muito, Felipe tem ainda três programas no canal GNT: “The Taste Brasil”, “Que Seja Doce” e o mais recente, “Perto do Fogo”. Vários funcionários do Oro e do Pipo saíram dos dois primeiros, que são reality shows. A nova temporada do “Perto do Fogo”, no verão de 2018, será gravada ao ar livre. No programa, como o nome indica, Felipe ensina como tirar bom proveito de uma churrasqueira e fazer pratos na brasa. Mora?

Carla Lencastre
Carla Lencastre
Colaboradora
Carla Lencastre é jornalista especializada em estilo de vida, gastronomia, turismo e viagens. Editou por uma década a revista e o site de viagens do jornal carioca “O Globo”.

Últimas edições

Guga Kuerten
Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration