Banner Top
Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

EXISTE VINÍCOLA EM NOVA YORK

O MOVIMENTO DE FAZER VINHOS EM GRANDES CIDADES, LONGE DE REGIÕES VINÍCOLAS, SURGIU NA ÚLTIMA DÉCADA E SÓ CRESCE. HOJE, EM NOVA YORK, HÁ VINÍCOLAS URBANAS BEM ESTABELECIDAS E, O MAIS IMPORTANTE, COM VINHOS DE QUALIDADE.

Caminhões refrigerados e carregados de uvas compradas de produtores de diferentes estados se misturam ao burburinho da metrópole de Nova York. Após descarregarem as frutas em vinícolas urbanas localizadas em bairros tão famosos, como SoHo e Williamsburg, o processo segue igual a qualquer vinícola com vinhedos em áreas rurais. Primeiro vem a fermentação, depois o vinho amadurece em barril de carvalho francês ou tanque de aço.

Uma dessas vinícolas nova-iorquinas fica em plena ilha de Manhattan. A City Winery, na Varick Street, no SoHo, completa dez anos em 2018. Amplas janelas envidraçadas permitem ver os tonéis de vinho desde a rua. De um lado, parece uma vinícola tradicional. Do outro, é um restaurante e casa de (bons) shows. As uvas chegam de vinhedos da Califórnia, do Oregon e até mesmo de Mendoza, na Argentina, no caso da Malbec. São 11 torneiras servindo vinho direto do tonel, sem ter sido engarrafado. Os tours com degustação são diários, o ano todo.

  • O pátio do bar e restaurante City Vineyard at Pier 26, em Manhattan, em frente ao Rio Hudson

Sempre conectando vinho e música, a City Winery tem filiais em Chicago, Nashville, Atlanta e Boston. Em 2018, chega a Washington DC. A vinícola também oferece sua produção em dois restaurantes em belos pontos turísticos: um em Chicago e outro também em Nova York, a City Vineyard at Pier 26, às margens do Rio Hudson, com vista para o One World Trade Center e para o pôr do sol em Nova Jersey.

Inaugurada em 2010, a Brooklyn Winery, em Williamsburg, é menor e muito acolhedora. Fica em um antigo armazém, pertinho da estação de metrô Bedford Ave. Uma elegante sala com um bar e mesas em madeira escura oferece diferentes vinhos da vinícola, com azeitonas, queijos, frios e outros petiscos para acompanhar. Alguém logo se oferece para mostrar como são feitos os vinhos. Eles vêm de uvas de pequenos vinhedos em sete diferentes regiões vinícolas nos estados de Nova York, Califórnia e Washington.

  • O enólogo Christopher Nicolson e as uvas da Red Hook Winery, vinícola no Brooklyn

Também comemorando dez anos em 2018, a Red Hook Winery, como o nome indica, fica em Red Hook, região um pouco mais ao sul do Brooklyn. Seus vinhos são feitos apenas com uvas do estado de Nova York, das regiões de Finger Lakes e North Fork (Long Island). A sala de degustações abre diariamente e há tours nos fins de semana.

Nova York tem ainda um inusitado vinhedo urbano, o Rooftop Reds, perto da Ponte do Brooklyn. As vinhas foram plantadas em 2015 em um terraço do Brooklyn Navy Yard, com vista para Lower Manhattan e a área central Brooklyn. Aqui o processo é inverso: as uvas são cultivadas na cidade e os vinhos são feitos em uma vinícola tradicional, a premiada Point of the Bluff, no norte do estado. A colheita inicial foi em outubro deste ano, e as primeiras garrafas devem estar prontas para consumo em 2018.

  • O One World Trade Center se destaca no panorama visto do City Vineyard

Enquanto isso, desde o ano passado o vinhedo no terraço urbano oferece degustações de outros vinhos do estado de Nova York. Para fazer uma degustação ao lado do terroir urbano, no terraço de um parque industrial e comercial instalado em um histórico e movimentado estaleiro, desativado na década de 1970, agora é necessário esperar até 2018. O vinhedo fecha para visitas no inverno. Mas a vibe de vinícola segue firme pela cidade.

Carla Lencastre
Carla Lencastre
Colaboradora
Carla Lencastre é jornalista especializada em estilo de vida, gastronomia, turismo e viagens. Editou por uma década a revista e o site de viagens do jornal carioca “O Globo”.

Últimas edições

Thomas Troisgros
Guga Kuerten
Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration