Banner Top
Terça-feira, 27 de Junho de 2017

CAFÉ COM ARTE E VERDE

Pães artesanais, doces com DNA francês e cafés da manhã servidos até de noite estão pelas mesas do bistrô Empório Jardim, inaugurado há menos de um ano na sede carioca do Instituto Moreira Salles (IMS). Esse é um dos centros culturais mais bonitos e interessantes do Rio de Janeiro, cercado por Mata Atlântica e instalado em uma bela casa no Alto Gávea.

A história do Empório Jardim começou no bairro do Jardim Botânico, em 2014, em uma agradável casa avarandada. Mas fica difícil superar o charme da nova filial no IMS, instalada em uma casa projetada pelo arquiteto modernista Olavo Redig de Campos, em meados do século 20. A construção ocupa um terreno de dez mil metros quadrados com paisagismo de Roberto Burle Marx, que também assina o sinuoso painel de azulejos que emoldura o espelho d’água.

Com os dias menos quentes do outono carioca, a pedida é tentar uma mesa ao ar livre, com vista para o mural de azulejos. “É uma delícia servir o café ao lado deste painel, vendo as garças que sempre pousam no lago. O IMS é um dos lugares mais bacanas e bonitos do Rio, com cinema e exposições de altíssimo padrão”, ressalta Branca Lee, uma das sócias.

O bistrô é comandado por Branca e pelas chefs Paula Prandini, especializada em doces franceses, e Iona Rothstein, que cuida dos pães artesanais. O premiado café da manhã não tem formato fixo: cada um escolhe o que quer entre dezenas de itens. Como é servido até de noite, dá para pedir croissant e ovo mexido para o jantar. São mais de 20 variedades de pães feitos no local, alguns de fermentação natural. O delicioso pão de queijo gruyère é um sucesso.

O Empório Jardim também tem produção própria de iogurte, granola doce e salgada, geleias, requeijão, manteiga de figo e cookies (o de chocolate belga é imbatível). Para os outros itens do cardápio, a preferência é sempre por produtos orgânicos. A refeição pode ser acompanhada por uma taça de espumante ou drinques, como Aperol Spritz e Tea Tonic Gin (gim com tônica e chá verde, novidade na carta). Ao longo do dia, os itens do café recebem a companhia de saladas, quiches, omeletes, sanduíches, vinhos e cervejas. Na hora da sobremesa sobressai a pâtisserie, com tortas, éclairs e macarons.

www.emporiojardimrio.com.br

UMA DOSE DE CULTURA
Além das delícias do bistrô, quem estiver no Rio até agosto deste ano tem uma razão a mais para ir ao Instituto Moreira Salles: uma exposiçwão com 290 obras originais do desenhista carioca J.Carlos (1884-1950). A mostra também traz crônicas visuais da primeira metade do século passado, páginas das várias revistas com as quais J.Carlos colaborava, como “Careta” e “Para Todos”, e seu menos conhecido trabalho de desenhista de livros infantis.
www.ims.com.br

Spectr News Theme
Carla Lencastre
Colaboradora

Últimas edições

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration