Banner Top
Quinta-feira, 26 de Abril de 2018

ENTRE VINHEDOS E DEGUSTAÇÕES

CONHEÇA VINÍCOLAS DE DESTAQUE NO CHILE, DESTINO OBRIGATÓRIO PARA QUEM GOSTA DE UM BOM VINHO

Visitar as vinícolas do Chile é uma experiência sensorial. O olhar se perde na infinitude dos parreirais, o cheiro tão característico da uva toma conta do ambiente e, é claro, o paladar se inebria com o sabor peculiar de cada vinho. Syrah, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Merlot, Pinot Noir, Carménère. Ao cruzarmos os Andes, nos deparamos com um paraíso para amantes da bebida e até para quem não tem intimidade com uma carta de vinhos.

O Chile possui 17 regiões produtoras de vinhos, cada uma com sua particularidade. São mais de 80 vinícolas espalhadas por todo o país, grande parte acessível de carro, a poucos minutos da capital Santiago, e que recebem milhares de turistas por ano. Escolher as melhores viñas do país não é tarefa fácil. Mais difícil ainda é visitar os vinhedos, provar alguns dos vinhos mais premiados do mundo e não voltar para casa com a mala cheia de garrafas.

UNDURRAGA

Uma das vinícolas mais antigas do Chile, foi fundada em 1885 pelo empresário Don Francisco Undurraga. Considerado um dos pioneiros na plantação de uvas no país, ele trouxe mudas da França e da Alemanha há 132 anos. A Undurraga é também uma das viñas chilenas mais visitadas, já que fica a apenas 35 quilômetros de Santiago, no Valle del Maipo, facilmente acessível por veículos próprios ou transporte público.

A charmosa e antiga sede da propriedade já é uma atração por conta própria. Na vinícola, é possível realizar diversos tours que incluem passeios pelos vinhedos e barricas, além de degustação de vinhos com queijos e frutas secas. Um romântico piquenique nos jardins projetados no século 19 é uma ótima pedida para casais em viagem.

www.undurraga.cl

A propriedade também possui um pequeno museu com objetos originais da tribo indígena local Mapuche.

A Undurraga produz uma série de vinhos premiados, como o Sibaris Carménère Gran Reserva 2013, considerado pela revista Wine & Spirits o melhor Carménère do mundo. O Altazor 2012, o T.H. Sauvignon Blanc Lo Abarca 2014 e o T.H. Syrah Leyda 2013 também já foram condecorados com medalhas de ouro pelo concurso inglês International Wine Challenge, o “Oscar do vinho”. Além de tintos premium, a vinícola produz espumantes e late harvest, mais doces devido à colheita tardia da uva, chamados vinhos de sobremesa.

MATETIC

Essa vinícola fica a cerca de uma hora de carro de Santiago, no Valle de Casablanca, a apenas 20 quilômetros do Oceano Pacífico. São dez mil hectares de vinhedos que se estendem até o vizinho Valle de San Antonio. A vinícola produz nove tipos de vinhos, entre tintos e brancos, exportados para mais de 25 países. Mas o grande destaque é o vinho Syrah, uva que se adequa ao clima mais frio. O Syrah da Matetic é considerado um dos melhores do mundo.

matetic.com

A vinícola adota a produção biodinâmica, o que significa que não há o uso de pesticidas, que todo o adubo é natural e produzido ali mesmo. Até as datas das colheitas, realizadas manualmente, são feitas em sintonia com a natureza, de acordo com o calendário lunar. Sustentabilidade é um dos pilares da Matetic. Os vinhos envelhecem em barricas francesas que, após cinco utilizações, viram objetos de decoração ou são vendidas para outras vinícolas.

O tour da Matetic dura cerca de uma hora, quando é possível aprender sobre a história da vinícola, o processo de fabricação da bebida e as particularidades de cada uva. É inevitável caminhar pelos vinhedos e parar diversas vezes para provar as uvas. A degustação de vinhos, é claro, é um dos destaques da visita. A propriedade também possui um aconchegante e exclusivo hotel boutique com apenas dez quartos e um restaurante que serve pratos típicos do Chile, incluindo peixes, mariscos e cordeiros

EMILIANA

A Emiliana é a maior vinícola biodinâmica do Chile, o que significa que todo o processo de plantio e colheita das uvas segue regras específicas, como adubo natural e respeito às condições geográficas e climáticas da região. A vinícola fica a apenas 50 minutos de carro da capital chilena, na bela região do Valle de Casablanca. Lhamas e galinhas se misturam na infinitude dos vinhedos, cercados por imensas oliveiras que atraem o pó e mantêm as uvas mais limpas.

emiliana.cl

Na vinícola Emiliana é possível realizar diversos tipos de passeios. O piquenique, com as montanhas e os vinhedos ao fundo, é ideal para famílias com crianças. Na ocasião, são servidos vários tipos de queijos e pães produzidos na propriedade, além de uma garrafa de vinho. O tour com degustação de vinhos é outraopção de atividade. Imperdível mesmo é o tour com degustação e harmonização de vinhos com queijos e chocolates.

A Emiliana faz parte do grupo Concha Y Toro. A produção do vinho não acontece no local, apenas o plantio e a colheita dos vinhedos. Por isso não há uma explicação mais detalhada da fabricação da bebida ou um passeio pela adega. Mesmo assim, é uma oportunidade para aprender sobre as características da geografia local e as peculiaridades de cada uva. Entre os vinhos, destaque para o premiado Coyam, uma mistura de seis uvas diferentes, e o Adobe Gewürztraminerm, vinho branco feito com uma variedade alemã de uva.

CASAS DEL BOSQUE

Localizada no Valle de Casablanca, a 70 quilômetros de Santiago e perto da Emiliana, é uma vinícola focada em vinhos brancos. A proximidade do Oceano Pacífico e o clima ameno tornam a região ideal para o cultivo de uvas, como Sauvignon Blanc, Chardonnay, Riesling, Pinot Noir e Syrah. A vinícola produz todos os anos cerca de 1,2 milhão de garrafas de vinho e exporta 80% delas para quase 50 países.

casasdelbosque.cl

Não precisa ser um profundo conhecedor de vinhos para visitar a propriedade. E, se não tiver paciência para longas explicações sobre a fabricação da bebida, também se sentirá à vontade entre os vinhedos da Casas Del Bosque. A vinícola tem diversos tipos de tours, com durações que variam entre 35 minutos e duas horas. Crianças são bem-vindas e guias que falam português estão prontos para levar as famílias pelos 235 hectares da viña.

O tour mais básico inclui passeio pelos imensos vinhedos, além de visita à adega e à sala de barris. Ao passeio mais completo, soma-se uma degustação de vinhos sob uma árvore centenária, no alto de um mirante de onde é possível observar toda a paisagem. A vinícola também oferece atividades, como passeio de bicicleta e piquenique entre os vinhedos, colheita de uvas, poda das plantas e até a oportunidade de o visitante criar o seu próprio vinho. O Restaurante Tanino é considerado um dos 20 melhores restaurantes de vinícolas do mundo.

VIK CHILE

Localizada na região central do país, a cerca de duas horas da capital, a Vik Chile é bem mais que uma simples vinícola. É um luxuoso complexo turístico, com arquitetura arrojada, que inclui hotel, spa e gastronomia de alto padrão. A propriedade começou a ser construída em 2006 pelo empreendedor norueguês Alexander Vik. São 4.325 hectares no Vale de Millahue, chamado pelos antigos indígenas de “lugar de ouro”.

A proposta da Vik Chile é se diferenciar das demais viñas pelo luxo e pela exclusividade. A propriedade se denomina a primeira vinícola holística do mundo, pregando uma “fusão perfeita entre o homem e a natureza, que se expressa no todo”. São produzidos apenas dois vinhos, em um assemblage de tipos de uvas colhidas em diferentes épocas do ano: o Milla Cala e o Vik, com safras de 2009 a 2011 e premiado como um dos melhores do país.

vikchile.com

A adega da vinícola fica debaixo do solo, sob um gigantesco espelho d’água que ajuda a manter a temperatura dos barris sem o uso de ar condicionado. É possível realizar a tradicional degustação de vinhos, participar da colheita de uvas (só realizada à noite, para retardar o início da fermentação) e fazer um piquenique nos vinhedos. No spa da propriedade, estão disponíveis tratamentos estéticos, como banhos e esfoliações à base de uvas e vinhos.

O brilho intenso de uma cúpula de titânio se destaca entre os vinhedos. É o teto futurista do hotel boutique, inaugurado em 2014. Cada quarto foi projetado por um artista diferente e as áreas comuns são repletas de obras de arte. Todas as suítes são panorâmicas, com uma vista incrível do Vale de Millahue. O hotel ainda tem piscina com borda infinita e restaurantes onde são servidos menus harmonizados.

Felipe Seffrin
Felipe Seffrin
Colaborador

Últimas edições

Tata Werneck
Sophia Abrahão
Daniel Boaventura
Zac Efron
Thomas Troisgros
Guga Kuerten
Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration