Banner Top
Sexta-feira, 20 de Abril de 2018

A CORRENTE DAS MUDANÇAS

A inda estamos aprendendo sobre novidades, como moedas virtuais, carteiras digitais, fintechs, novos conceitos e sistemas que impactarão o nosso dia a dia financeiro. Blockchain, por exemplo, é mais uma palavrinha em inglês que devemos assimilar e que tem aparecido cada vez mais em matérias, artigos e conversas. O mundo financeiro está passando por um momento de transformação.

Primeiro veio o Bitcoin, a criptomoeda digital, a princípio um tanto obscura, trocada entre pessoas sem passar pelo sistema financeiro tradicional, e que parecia estar muito distante de nós. A evolução dessa tecnologia, que já continha em seus códigos o sistema blockchain, deu um passo à frente. O uso da tecnologia de criptografia em código aberto, que armazena dados e dá segurança atransações digitais, provocou uma disrupção na forma como o dinheiro muda de mãos no planeta.

O ponto é que o sistema financeiro global é extremamente complexo e excludente. Repleto de instituições e agentes reguladores e garantidores que pouco evoluíram, mantém os mesmos processos burocráticos desde o início da internet. Mesmo com operações cada vez mais sofisticadas do ponto de vista econômico, os prazos para essas transações são grandes, os custos são altos e elas ainda estão sujeitas a erros. Perdem os clientes, perdem as instituições.

Esse cenário motivou bancos tradicionais e até a poderosa American Express a tirarem o sistema blockchain da clandestinidade, incorporando novos métodos e protocolos. Afinal, como funciona? Trata-se de uma tecnologia segura e criptografada que descentraliza e compartilha blocos da informação entre milhares de computadores. É um novo meio de realizar transações financeiras de forma direta, sem intermediários, de maneira instantânea, segura e praticamente gratuita.

Já existem alguns protocolos operando no mercado. A provedora de soluções para pagamentos Ripple, cuja moeda é o XRP, pertence a uma organização privada e já opera para alguns bancos e para a American Express. Em dezembro, a Bolsa de Valores de Chicago iniciou a negociação de contratos futuros em Bitcoin e, em 2018, a moeda virtual chega à Nasdaq. Enquanto isso, a gigante varejista Amazon estuda aceitar Bitcoins como pagamento.

A tecnologia promove mais inclusão e empoderamento das pessoas ao eliminar intermediários e reduzir os custos dos serviços financeiros. Em um mundo cada vez mais digital, dinheiro, não importa o quanto, é informação. E informação que circula de forma cada vez mais rápida e fácil. A nós, cabe aprendermos e nos adaptar.

Silvia Camargho
Silvia Camargho
Colunista
Profissional de marketing e comunicação, apaixonada pelas transformações de um mundo cada vez mais digital. silvia.camargho@hotmail.com

Últimas edições

Tata Werneck
Sophia Abrahão
Daniel Boaventura
Zac Efron
Thomas Troisgros
Guga Kuerten
Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration