Banner Top
Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

UMA VIDA A NAVEGAR

COMO UMA FAMÍLIA DEU A VOLTA AO MUNDO SEM SER MILIONÁRIA

Desde que deixamos o Brasil, em 1984, para nossa primeira volta ao mundo, uma dúvida permanece no imaginário coletivo: “Eles são milionários?”. Não somos. Mesmo assim, demos nossa primeira volta ao mundo em uma viagem que durou dez anos. Como? Vou compartilhar esse segredo.

Aos 20 e poucos anos, eu era professora e Vilfredo, economista. Tínhamos uma escola de inglês, uma casa, um carro, empréstimos. Uma vida de trabalho e conforto, mas longe da realidade de uma família milionária. Nos preparamos e economizamos tudo que podíamos durante 10 anos.

• Registros históricos das primeiras navegações em família

Em 1984, quando saímos de Santa Catarina rumo ao mundo, a moeda brasileira era o cruzeiro. Naquele ano, o dólar variou entre mil e três mil cruzeiros. Pelos nossos cálculos, precisaríamos de mil dólares por mês para cobrir todas as despesas – lembrando que nossa aventura começou com cinco tripulantes (eu, Vilfredo, Pierre, David e Wilhelm).

“Nos preparamos e economizamos tudo que podíamos durante 10 anos. Depois buscamos meios para viabilizar
a extensão da viagem”

O que poucos sabem é que o planejamento inicial não previa uma viagem tão longa. Mas a paixão pela vida no mar foi tão grande que não resistimos. Decidimos ir mais longe, conhecer novas culturas e povos. Foi então que buscamos meios para viabilizar a extensão da viagem.

Após conquistarmos o segundo lugar de um concurso de fotografia para uma revista americana, passamos a colaborar para essa publicação com fotos e textos dos lugares que visitávamos. Recebíamos 800 dólares por matéria. Também começamos a contribuir para um jornal brasileiro que nos pagava 300 dólares por con teúdo. E tínhamos David, um cineasta despertando a bordo. Nos estruturamos para produzir comerciais ou vídeos institucionais para pequenos hotéis e destinos distantes por onde passávamos.

• Heloisa e a paisagem congelante da Antártida

Para completar, passamos a fazer charter com nosso veleiro. Sempre convidávamos amigos para passarem uma temporada conosco, mas eles não aceitavam ficar hospedados e passear de graça. Assim, com diárias de 300 dólares, gerávamos receita para nosso empreendimento. Uma vez, recebemos uma família por um mês, que nos pagou 9 mil dólares pela temporada. Foi o suficiente para vivermos por cinco meses.

Depois dessa primeira volta ao mundo, estruturamos outros formatos para viabilizar nossos projetos e expedições. Continuamos não sendo uma família milionária. Mas isso não nos impede de sonhar, planejar e desbravar mares e oceanos.

FAMÍLIA SCHURMANN
Primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro e a repetir ofeito, até o momento, por mais duas vezes. Junto aos demais tripulantes do veleiro Kat, há quase um ano, concluiu recentemente a Expedição Oriente e, agora, prepara-se para uma aventura pela Patagônia com a segunda edição do Conexão Schurmann.

Heloísa Schurmann

Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
Sign in with social account
or
Lost your Password?
Sign in with social account
or
A password will be send on your post