Banner Top
Domingo, 19 de Novembro de 2017

DRAMA SEM FIM. E AGORA?

No final de 2009, o Brasil ganhou a capa da prestigiosa revista britânica “The Economist”. A estátua do Cristo Redentor decolava como um foguete, simbolizando a superação rápida da crise financeira. Apesar do tom positivo, a reportagem profeticamente listou empecilhos que poderiam transformar a arrancada brasileira em um voo de galinha, como, por exemplo, o dispêndio público crescente e de má qualidade, a trajetória insustentável da previdência social e o excesso de confiança do governo.

Esta reportagem marcou a última aparição garbosa do Brasil na imprensa internacional. Desprezando a necessidade de ajustes mais profundos para enfrentar tempos bicudos, o governo eleito em 2010 dobrou a aposta em políticas expansionistas e de incentivos localizados. A corrupção continuou florescendo, os preços perderam a ancoragem e a inflação disparou.

Isolada politicamente, a presidente perdeu o mandato por ter cometido crime de responsabilidade na gestão das contas públicas. Os agentes econômicos sabiam que o comando do país não seria transferido a um grupo imaculado – muito pelo contrário. Afinal, o manche passava aos parceiros do governo anterior nas rapinas que vinham à tona pelas investigações.

Ainda assim, as fichas foram colocadas na tese de que o fim das políticas populistas faria a confiança voltar. Até o fatídico 17 de maio, o caminho percorrido foi mesmo o de normalização. O governo estava conseguindo avançar uma agenda ambiciosa de reformas estruturais impopulares, as expectativas de inflação estavam controladas, os juros diminuíam e a confiança na retomada do crescimento estava aumentando.

A crise política que se instalou com a divulgação de conversas comprometedoras envolvendo o presidente é suficientemente grave para abortar a retomada da confiança. As condições para evitar uma nova recessão não são triviais e, basicamente, implicam superação do impasse político, manutenção da política econômica atual e continuidade do esforço para avançar as reformas.

Obviamente é preciso combinar com os russos, mas parece haver alguma consciência no congresso de que qualquer alternativa a este caminho tende a ser ruim. Isso não garante nada, mas é alguma coisa. Implicitamente, a reação relativamente tranquila dos mercados sugere que a expectativa consensual é ainda construtiva, guardadas as devidas proporções. Como se sabe, o mercado costuma ser ponderado e pragmático em suas avaliações. O lado ruim é o risco de turbulências no caso de alguma frustração na narrativa um pouco complacente que tem predominado.

Celso Toledo
Celso Toledo
Colunista
Celso Toledo celso.toledo@ e2economia.com.br Doutor em economia pela FEA-USP, sócio-diretor da E2 e da LCA e colunista da revista "Exame".

Últimas edições

Guga Kuerten
Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration