Banner Top
Domingo, 19 de Novembro de 2017

AS ORIGENS HISTÓRICAS DA CORRUPÇÃO
Que condições propiciaram o florescimento de burocracias como a que tomou conta do Brasil? Com uma amostra de 78 países, Eric Uslaner e Bo Rothstein descobriram a existência de uma relação inversamente proporcional entre os níveis históricos de educação no final do século 19 e a corrupção percebida atualmente. O artigo foi publicado na edição de janeiro de 2016 da revista Comparative Politics.

Como explicar o vínculo entre educação e corrupção? Basicamente, ao prover educação em massa, o Estado sinaliza aos cidadãos que não serve a um grupo específico, estimulando a honestidade. A educação fortalece os laços sociais entre grupos distintos, consolidando noções de cidadania, e tende a criar um ciclo virtuoso de riqueza e igualdade.

Por que a educação floresceu mais em uns lugares do que em outros? A existência de um passado colonial conta negativamente, especialmente quando a colonização tinha fins extrativos, como foi o nosso caso. Nesses lugares, não havia incentivos a prover educação de massa porque a população europeia era relativamente menor e a distribuição da riqueza era muito desigual.

As trajetórias de nações independentes corroboram a teoria pela influência da religião. A educação foi mais estimulada pelos protestantes, cujos missionários pregavam a leitura da Bíblia. Nos países católicos, a igreja temia que a alfabetização pudesse levar ao questionamento de sua autoridade, preferindo investir em educação apenas quando enfrentava concorrência.

Um dos resultados mais interessantes é que a existência de instituições democráticas no passado conta pouco para entender a corrupção atual. No final do século 19, as democracias não necessariamente apresentavam os níveis educacionais maiores. Os governos mais autoritários preferiram investir em educação porque a elite política via a necessidade de construir uma identidade nacional unificada a partir do Estado.

A mensagem positiva é que parece haver uma via para recuperar o tempo perdido, mas com lentidão. Mudanças no nível educacional ao longo da história ajudam a compreender a corrupção atual, mas não tanto quanto a educação existente na partida. Finlândia, Japão e Coreia do Sul são exemplos de países que escaparam da armadilha de um passado longínquo com pouca educação.

A roubalheira que assola o Brasil tem origem que remonta à colonização, como sugere a obra magistral de Raymundo Faoro. As investigações atuais são o primeiro passo de uma longa jornada.

Celso Toledo
Celso Toledo
Colunista
Celso Toledo celso.toledo@ e2economia.com.br Doutor em economia pela FEA-USP, sócio-diretor da E2 e da LCA e colunista da revista "Exame".

Últimas edições

Guga Kuerten
Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration