Banner Top
Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

O EXEMPLO DA EDUCAÇÃO VIETNAMITA

PISA é o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, que permite comparar os sistemas educacionais de uns 70 países a partir dos desempenhos de jovens de 15 anos em testes de ciências, matemática e leitura. Na última edição, de 2015, os alunos vietnamitas registraram desempenho espetacular.

O Vietnã é um país corrupto e conflituoso. O povo nunca experimentou a democracia. É muito pobre, com renda por habitante equivalente a 38% da brasileira. Tem um nome que remete ao horror e à estupidez da guerra que inspirou o diretor Francis Coppola a transportar do Congo para lá o enredo do clássico de Joseph Conrad, “O Coração das Trevas”.

Com esse pano de fundo triste, o escore médio no PISA registrado pelos jovens asiáticos sobrepujou o obtido por alunos do Reino Unido, Suécia, França e Estados Unidos. A origem do fenômeno é um curriculum eficiente e o compromisso do governo com uma estratégia de longo prazo para alavancar a educação.

Os educadores vietnamitas desenharam um programa básico focado não na cobertura enciclopédica e superficial de noções que hoje são facilmente resgatáveis. Ao invés disso, montaram um sistema baseado na fixação aprofundada de poucos conceitos essenciais e no desenvolvimento de habilidades a partir da aplicação desses conceitos em contextos distintos dos que foram usados para apresentá-los. Em poucas palavras, as crianças são treinadas a pensar.

Segundo dados da Unesco, a educação realmente parece ser uma prioridade para o governo, que destina uma fatia equivalente a 18,5% de suas despesas totais à área, bem mais do que os EUA (13,3%). Apesar disso, o dispêndio público médio por aluno é mais de oito vezes menor do que o dos americanos, demostrando que, claramente, dinheiro não é tudo nesta frente de batalha.

O lado triste da história é constatar quão longe estamos de sair do atoleiro. O Brasil investe em educação uma proporção do PIB maior do que a do Vietnã e gasta quase três vezes mais por estudante. Apesar disso, nossos alunos têm um desempenho sofrível, significativamente pior do que o que seria de se esperar pela nossa renda e pelo montante de gastos.

Ao contrário do Vietnã, a educação não é valorizada no Brasil. Não será surpresa se, daqui algumas décadas, a educação brasileira ainda estiver emaranhada no labirinto de mediocridade em que se encontra e o país engolfado na “armadilha da renda média”, observando o Vietnã evoluir a passos rápidos para o primeiro mundo, como Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan.

Celso Toledo
Celso Toledo
Colunista
Celso Toledo celso.toledo@ e2economia.com.br Doutor em economia pela FEA-USP, sócio-diretor da E2 e da LCA e colunista da revista "Exame".

Últimas edições

Thomas Troisgros
Guga Kuerten
Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration