Banner Top
Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

DUAS MOCHILAS E UM MALINHA

UM FERIADÃO NO CHILE EM FAMÍLIA – COM UMA CRIANÇA DE TRÊS ANOS. PEGAMOS NOSSO PEQUENO VIAJANTE NO COLO E SEGUIMOS UMA ROTA POÉTICA, DIVERTIDA E APETITOSA

Não é porque a bagagem de bordo inclui um filho pequeno que a viagem necessariamente tem de ser longa, espaçada, com paradas previsíveis completamente voltadas à criança. Em um feriadão recente de cinco dias, decidimos conhecer Valparaíso, Isla Negra e Santiago, três cidades chilenas onde viveu o poeta Pablo Neruda (1904-1973). Levamos nossa criança de três anos e todos conseguiram aproveitar bem a viagem.

• O pequeno Chico caminha pelos parreirais da vinícola chilena Matetic

As casas de Neruda no Chile viraram interessantes museus abertos à visitação. Todas são administradas pela Fundação Pablo Neruda e funcionam de terça a domingo. Os tíquetes custam sete mil pesos (cerca de R$ 40) e não podem ser comprados antecipadamente, mas não levamos mais do que cinco minutos na fila.

• Vista da cidade de Valparaíso, banhada pelo Oceano Pacífco, a 130 km de Santiago

Como só poesia não enche barriga – e o Chile é um dos grandes produtores de vinho do mundo –, também incluímos em nosso roteiro a vinícola Matetic. Nem bem chegamos, o primeiro contratempo: ao tentarmos ir do aeroporto ao Vale de Casablanca, região de vinhedos onde fica a Matetic, tomamos um ônibus errado e tivemos que concluir a viagem de táxi. Tudo valeu a pena pelo conforto e pela tranquilidade do hotel boutique, que funciona na mesma  propriedade onde a bebida é produzida. E a melhor notícia: crianças são bem-vindas e recebidas a cada refeição com uma caixa de lápis de cor e suco de uva, para acompanhar o vinho dos pais.

No dia seguinte, tomamos um ônibus (desta vez, o certo) para Valparaíso. Repleta de grafites, é uma cidade para ser percorrida a pé – e pelos 15 funiculares que se espalham pelos morros da região, de topografia acentuada. São cores por todos os lados, cativando olhos de crianças e adultos.

• Vinícola Matetic, no Valle do Casablanca, a apenas uma hora da capital

O terceiro dia foi reservado para duas das casas de Neruda. A La Sebastiana, de Valparaíso, na parte da manhã. O poeta estava cansado da vida em Santiago quando, no fim da década de 1950, encontrou o imóvel, então inacabado. Cuidou do término da residência e, colecionador inveterado, a encheu com seus cacarecos – sobretudo os relacionados ao mar. Também é nessa casa que estão suas coleções de mapas antigos e peças curiosas, como caixas de música. Os cinco andares contam com amplas janelas – Neruda sabia apreciar a vista.

Depois entramos mais uma vez em um ônibus até Isla Negra, onde está a mais lúdica das  residências do poeta, toda construída em alusão a locomotivas. A esta altura, nosso filho Chico já repetia que estávamos conhecendo “as casas do poeta” – foi assim que resumimos para ele a experiência. E certamente foi esta a que ele, fascinado por trens, mais gostou. Neruda gostava de despertar ao nascer do sol, por isso mandou colocar a cama posicionada de maneira que os primeiros raios da alvorada pudessem iluminar seus pés e, em seguida, subirem pelo seu corpo até acordá-lo. No jardim dessa casa foram sepultados Neruda e sua terceira e última mulher, Matilde Urrutia.

• La Sebastiana, em Valparaíso, com cinco andares repletos de coleções do poeta

Já era quase de noitinha quando chegamos a Santiago, ansiosos pela última das casas do poeta, La Chascona. Trata-se da morada que Neruda ergueu em 1953 para Matilde, quando ele ainda estava no segundo casamento – o romance deles, portanto, era secreto. Depois da morte do poeta, em 1973, a casa foi totalmente vandalizada, por causa de seu posicionamento político – Neruda fazia oposição ao regime ditatorial de Augusto Pinochet.

• A Casa Isla Negra, à beira do Pacífco, onde Neruda descansa eternamente

Em Santiago, é necessário também reservar algum tempo para os “cerros”, como os chilenos chamam as montanhas. Principalmente o San Cristóbal, que pode ser conhecido de funicular e, lá do alto de seus 880 metros, permite ainda um passeio no novo teleférico que leva de um ponto a outro. A vista é deslumbrante. Há um divertido parquinho para a criançada, diversos pontos para se organizar um piquenique e comemorar o fim de uma aventura com os pequenos.

DICAS PARA UM FERIADO COM CRIANÇA

• · Deixe alguns pequenos brinquedos na parte mais acessível da mala – vão quebrar o galho nos momentos mais entediantes para eles;

• · O mesmo vale para insumos básicos, como lencinhos umedecidos, e até mesmo uma troca de roupa emergencial. Lembre-se: não haverá tempo para ir atrás desses itens nas paradas do itinerário;

• · Por fim, esteja preparado para carregá-lo sempre. No corre-corre, a criança geralmente é a primeira a se cansar.

The Veigas
Colaboradores
The Veigas são a designer Mariana, o jornalista Edison e o pequeno viajante Chico – que já tem 4 anos e conhece 17 países

Últimas edições

Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
Sign in with social account
or
Lost your Password?
Sign in with social account
or
A password will be send on your post