Banner Top
Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017

BOEMIA E BONS PRATOS NO RIO VERMELHO, EM SALVADOR

No tabuleiro da baiana tem vatapá e caruru, já dizia Ary Barroso. No restaurante Casa de Tereza, a chef Tereza Paim traz novidades para o tabuleiro. Sua cozinha virou referência de culinária baiana tradicional com uma pitada autoral no Terreiro Bahia, restaurante na Praia do Forte, no litoral norte do estado. Há quatro anos, depois de estudar na Europa e com o trabalho reconhecido no Brasil e em outros países, Tereza tomou o rumo da capital e abriu sua casa em Salvador.

A Casa de Tereza fica no Rio Vermelho, bairro da boemia soteropolitana. Em um casarão da primeira metade do século 19, cinco charmosos ambientes interligados são decorados, cada um de jeito um diferente, com amplo acervo de obras de arte distribuído pelas salas. Paredes de tijolos aparentes, objetos de artesanato e pinturas de artistas plásticos baianos encantam o olhar enquanto os pratos não chegam.

A refeição começa com um couvert indispensável: pães da casa acompanhados de manteigas temperadas. Também é difícil se desviar das entradas, como o mix de abará e acarajé com vatapá e camarão seco. Depois dá até para tentar decidir qual acarajé é o melhor: o da Tereza ou das outras duas famosas baianas que ficam no Rio Vermelho, Cira e Dinha. Vamos logo avisando que a escolha é duríssima.

Os pratos típicos da Casa de Tereza são bem servidos e dão para duas pessoas. Tem bobó de camarão, moquecas variadas, carne de sol. Mas a chef oferece ainda um cardápio autoral, fundamental para que seu restaurante se destaque entre tantos de deliciosa cozinha baiana. O camarão com creme de cará e açafrão, acompanhado de arroz de castanhas, é dos mais gostosos. Outra dica é o risoto de camarão, maturi (castanha do caju verde) e coco verde. Quem prefere a terra ao mar pode optar por filé ou pernil de cordeiro desfiado com molho de tamarindo ou costelinha suína com abóbora assada.

Para a sobremesa, no tabuleiro da baiana Tereza tem tapioca em forma de pudim ou sorvete, cocada, quindim, doce de leite com queijo coalho, compota de frutas do sertão. Uma vez no restaurante, aproveite para passar na vendinha Samuel e Totó, com produtos típicos e artesanatos. A chef Tereza Paim assina também o cardápio (bem menor) do Restaurante do Convento, no Pestana Convento do Carmo, lindo hotel histórico nos arredores do Pelourinho.

Além da deliciosa Casa de Tereza, são muitas as opções de bares no bairro, como o concorrido Boteco do França, e de bons restaurantes. Quem quiser variar o cardápio baiano pode escolher o Taboada Bistrot, de inspiração francesa, ou o Pasta em Casa, de cozinha italiana. Comandado por um casal de paulistanos, Celso Vieira Pinto e Valeska Calazans, o Pasta inaugurou recentemente um forno a lenha. A pizza de burrata e o bacalhau com nhoque já são um sucesso.

O BAIRRO DA BOEMIA
No Rio Vermelho, a vizinhança da Casa de Tereza é das melhores. Endereço de uma colônia de pescadores (fornecedora de peixe do restaurante) e de Iemanjá, o Rio Vermelho fica lotado e emocionado a cada 2 de fevereiro, dia de festa da rainha do mar. O bairro foi também escolhido como lar pelos escritores baianos Jorge Amado e Zélia Gattai. A Casa do Rio Vermelho, onde Jorge e Zélia viveram por quatro décadas, reabriu como museu e memorial há dois anos. É uma visita comovente.

Esse é um bairro para ir várias vezes quando estiver em Salvador. Ficar hospedado na região também é uma boa ideia. Há hotéis de rede em diferentes faixas de preço, e estabelecimentos independentes. Entre estes estão o simpático Catharina Paraguaçu, em um casarão do século 19, e o Zank by Toque, dos mesmos donos da Pousada do Toque, em Alagoas. O Zank é um pequeno hotel boutique dos mais charmosos, onde cada quarto tem uma decoração diferente. E da piscina vê-se o Rio Vermelho e o Oceano Atlântico.

Casa de Tereza
Rua Odilon Santos, 45 – Rio Vermelho – Salvador
www.casadetereza.com.br

Carla Lencastre
Carla Lencastre
Colaboradora

Últimas edições

Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration