Banner Top
Domingo, 19 de Novembro de 2017

É HORA DO GIM

A novidade surgiu na Espanha. Em algum momento da primeira década deste século 21, os animados bares de Madri começaram a temperar o tradicional gin & tonic inglês. A infalível combinação de água tônica com o destilado com zimbro e outras especiarias combinou ingredientes além do limão, como frutas frescas desidratadas e bitters de sabores variados.

Receitas de gim-tônica se espalharam pelos bares europeus e atravessaram o Oceano Atlântico. Daí foi um passo para o renascimento de drinques clássicos com gim, como o Negroni, e a elaboração de novos coquetéis, muitos sem a tônica como coadjuvante.

Bem mais recentemente, do ano passado para cá, começaram a ser lançados no mercado brasileiro os primeiros gins nacionais na categoria premium. Amázzoni, Arapuru e Vitória Régia estão entre os rótulos que foram adotados por bares de Rio de Janeiro e São Paulo e agora aparecem nas cartas de drinques ao lado dos tradicionais gins ingleses. E, como um passo leva a outro, surge agora uma leva de bares especificamente voltados para coquetelaria.

No Rio, uma das casas mais vibrantes é o Garoa Bar Lounge, inaugurado no finzinho do ano passado na Rua Dias Ferreira, no Leblon. Não por acaso filial de um bar espanhol, no caso em Santiago de Compostela, o Garoa tem decoração charmosa, com parede de tijolos aparentes e disputados sofás, cadeiras e pufes coloridos. Os bartenders são comandados pelo jovem e talentoso Igor Renovato.

O Garoa trabalha com uma dezena de marcas de gim. Entre os importados, uma curiosidade é o argentino Príncipe de los Apóstoles, considerado um dos primeiros gins de qualidade na América Latina. Com ele, Renovato criou em parceria com Plinio Silva, do SubAstor (bar de drinques dentro do Astor, no Rio, e no subsolo do bar, em São Paulo), o delicioso La Unión, com vinho tinto e soda de grapefruit feita no próprio Garoa.

Entre os drinques autorais de Renovato destaca-se o El Jefe, com o gim brasileiro Vitória Régia, cardamomo, pimenta e limão desidratado . Renovato e seus companheiros de balcão também preparam com maestria drinques clássicos à base de gim, como Negroni e Martinez.

A tendência é tão forte que os restaurantes também estão investindo em cartas de drinques mais amplas. É o caso do Quadrucci, na mesma Rua Dias Ferreira. Entre os coquetéis criados por outro jovem cheio de talento, Roberto Torres, meu favorito é o levíssimo Pink Fanciulla, com Tanqueray, xarope de flor de laranjeira, vinho tinto e suco de limão siciliano.

Quando o assunto é gin & tonic, o pioneirismo vem do Bar Astor, em Praia de Ipanema, no Rio, e na Vila Madalena, em São Paulo. Sua primeira carta de gim-tônica foi lançada em 2012. Este ano a quarta edição está em cartaz, desta vez com três novos drinques e três que já são considerados clássicos da casa. Entre as novidades, um dos melhores é o Brazilian Tonic, gim-tônica com bitter de laranja, limão rosa e o ótimo destilado Arapuru.

Dos drinques de cartas passadas do Astor, o Tea Tonic Tangerine, com Beefeater, chá de laranja e gomos de tangerina, e o Aromatic Ginger, com Bombay, cardamomo, gengibre e grapefruit seco, justificam o eterno retorno. Aproveite os drinques do presente e do passado (recente) de olho na carta do futuro.

PETISCOS PARA ACOMPANHAR

Garoa Bar Lounge
Bacalhau desfiado com cebola roxa e azeitona.

Rua Dias Ferreira, 50 - Leblon – Rio de Janeiro
www.facebook.com/garoarj

Quadrucci
Minicrostinis de cogumelos, tomate e queijo de cabra.

Rua Dias Ferreira, 233 - Leblon – Rio de Janeiro
www.facebook.com/Quadrucci

Bar Astor
Torradas fininhas com tartare de carne.

Avenida Vieira Souto, 110 - Ipanema – Rio de Janeiro
Rua Delfina, 163 – Vila Madalena – São Paulo
www.barastor.com.br

Carla Lencastre
Carla Lencastre
Colaboradora
Carla Lencastre é jornalista especializada em estilo de vida, gastronomia, turismo e viagens. Editou por uma década a revista e o site de viagens do jornal carioca “O Globo”.

Últimas edições

Guga Kuerten
Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration