Banner Top
Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018

CAMINHO DA CULTURA

A AVENIDA PAULISTA ENTRA EM 2018 CONSAGRADA COMO PRINCIPAL ENDEREÇO CULTURAL DO PAÍS, REUNINDO UMA SÉRIE DE MUSEUS E ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Um dos principais pontos turísticos de São Paulo ganhou mais motivos para ser visitado. A Avenida Paulista, palco de tantas manifestações e comemorações ao longo de 126 anos, virou o principal corredor cultural do país. Seus quase 3 km de extensão, que já se destacavam pela presença de importantes instituições culturais, ganharam duas novas atrações: a primeira Japan House do mundo, local dedicado à cultura nipônica, e uma unidade do Instituto Moreira Salles, focado em artes visuais.

Ao longo do tempo, arranha-céus substituíram a arquitetura dos casarões coloniais na Avenida Paulista. E em meio aos prédios que formam o maior polo econômico brasileiro, as opções de lazer e cultura se multiplicaram. Obras clássicas, contemporâneas e futuristas se espalham da Consolação ao Paraíso, atraindo milhões de turistas todos os anos.

Endereço do Museu de Arte de São Paulo, a Avenida Paulista ganhou dois novos importantes centros culturais

1 . INSTITUTO MOREIRA SALLES - IMS

Quase colada à Rua da Consolação está a nova unidade do Instituto Moreira Salles. Aqui, o moderno projeto feito pelo escritório Andrade Morettin Arquitetos também se destaca. A ideia é dialogar com a cidade e fazer do fluxo para o museu um movimento natural, por isso não há portões na entrada. Escadas rolantes levam os visitantes para o quarto andar, enquanto é possível observar a belíssima biblioteca local dedicada à fotografia, com 30 mil obras.

A fachada de vidro translúcido permite a entrada de luz natural. Do saguão principal é possível observar o movimento sempre frenético dos carros e pessoas na Avenida Paulista. Já as exposições convidam os turistas a refletir. A videoinstalação “Anri Sala: O Momento Presente”, do artista albanês Anri Sala, faz as pessoas questionarem o mundo contemporâneo, sobretudo através do som, as vezes perturbador, outras vezes comovente.

Já a mostra “São Paulo, Três Ensaios Visuais” apresenta a história de personagens anônimos da cidade através de fotografias realizadas a partir de 1862. Algo bastante simbólico para um centro cultural que se propõe a representar a pluralidade cultural da metrópole. O IMS ainda conta com cineteatro, livraria, café e o restaurante Balaio, do chef Rodrigo Oliveira, dono do famoso Mocotó. A entrada é gratuita e, no último domingo do mês, uma roda de choro e samba bem paulista movimenta o térreo.

Avenida Paulista, 2424
Tel.: (11) 2842-9120
www.ims.com.br/unidade/sao-paulo/

2 . MASP

Ponto de visitação obrigatório, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) é um dos prédios mais famosos do país. Suas colunas vermelhas visíveis de qualquer ponto da Paulista e um vão livre de 74 metros que desafia a gravidade são até hoje um marco da arquitetura nacional. Projetado pela ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, contou até com a presença da Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, em sua inauguração, em 1947. O acervo do MASP, um dos mais importantes do hemisfério sul, tem cerca de oito mil peças do século IV a.C. até hoje.

São obras de Van Gogh, Auguste Renoir, Paul Cézanne, Cândido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti e outros gênios. No andar superior, a exibição das telas em cavaletes, sem a divisória de paredes, torna o passeio mais fluído. Mas não pense que o museu de 70 anos parou no tempo. Atualmente, estão em cartaz exposições como Guerrilla Girls, do coletivo feminista nova iorquino, que explora a liberdade e a condição da mulher na sociedade, um tema mais que atual. Às terças, a entrada é franca.

Avenida Paulista, 1578
Tel.: (11) 3149-5959
www.masp.org.br

3 . CENTRO CULTURAL FIESP

A fachada piramidal do prédio da Fiesp é uma das mais conhecidas da Paulista. A sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo abriga em seu andar térreo um espaço para exposições, galeria de arte, teatro para 456 pessoas e um café com jardim assinado pelo renomado paisagista Burle Marx.

Avenida Paulista, 1313
Tel.:  (11) 3146-7439
www.centroculturalfiesp.com.br

4 . ITAÚ CULTURAL

Esse é um dos espaços culturais mais tradicionais da Avenida Paulista, aberto em 1986. No térreo, exposições temporárias destacam a trajetória de importantes brasileiros, como Cartola, João das Neves e Nise da Silveira. O subsolo abriga exposições diversas. Nos andares superiores, uma coleção com 300 gravuras da flora e fauna nacional preenche as paredes de cima a baixo,enquanto um acervo de moedas antigas e documentos históricos reconta a história do Brasil. Faça uma pausa e aproveite para tomar um café nos andares superiores do Itaú Cultural, de onde é possível contemplar toda a Paulista e o interminável horizonte de concreto.

Avenida Paulista, 149
Tel.: (11) 2168-1777
www.itaucultural.org.br

5 . SESC PAULISTA

Em 2018, a Avenida Paulista ganhará mais uma atração cultural. Na verdade, um velho conhecido. Em reforma desde 2010, a unidade do Sesc enfim reabrirá para o público, com um aspecto futurista e foco nas artes cênicas e do corpo. O espaço abrigará auditórios, exposições, salas para oficinas e diversos serviços oferecidos em outras unidades do Sesc.

Avenida Paulista, 119
www.sescsp.org.br

6 . JAPAN HOUSE

Inaugurada em maio de 2017, é um espaço criado pelo governo japonês, que oferece uma difusão de diferentes elementos da cultura nipônica – da tradição milenar do país dos samurais e origamis às perspectivas contemporâneas. São Paulo foi a primeira cidade do mundo a receber o projeto, que ainda chegará a Londres e Los Angeles.

O premiado arquiteto japonês Kengo Kuma desenhou traços futuristas para a Japan House paulista, diferente de qualquer outra construção na avenida. A fachada impactante, feita com madeiras suspensas e entrelaçadas, é uma obra de arte. Papel (washi) e cobogós – blocos vazados que permitem a passagem de luz, comuns nas construções brasileiras da década de 30 –, também se destacam na obra.

Entrar na Japan House é viajar para o outro lado do mundo sem escalas. As exposições valorizam a milenar cultura nipônica, marcada pela delicadeza e originalidade. Em cartaz até 4 de fevereiro, “Futuros do Futuro”, do arquiteto Sou Fujimoto, apresenta painéis e pequenas maquetes que retratam múltiplas visões sobre os desdobramentos da arquitetura. Os visitantes passeiam por uma “floresta” de maquetes, interpretando e imaginando o futuro.

A Japan House ainda oferece shows, workshops e uma incrível biblioteca com 2 mil livros de artes (muitos em japonês). Os sabores do Japão também estão presentes em um charmoso café e em uma filial do renomado restaurante Junji Sakamoto. A entrada é gratuita.

Avenida Paulista, 52
Tel.: (11) 3090-8900
www.japanhouse.jp/saopaulo

Felipe Seffrin
Felipe Seffrin
Colaborador

Últimas edições

Zac Efron
Thomas Troisgros
Guga Kuerten
Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration