Banner Top
Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

FALÉSIAS, GRUTAS E O AZUL DO MAR TIRRENO

A TRÊS HORINHAS DE ROMA E CONSIDERADA A MAIS INCRÍVEL DAS ILHAS DO SUL DA ITÁLIA, CAPRI ESBANJA BELEZAS NATURAIS.

Capri é a mais agitada das ilhas do Golfo de Nápoles, uma enseada afortunada de belezas naturais na parte sul do Mar Tirreno. No verão, bombam as excursões de um dia pela ilha, quando beach clubs, como o Il Riccio, têm espreguiçadeiras disputadíssimas. Os passeios de barco com parada na água azul fosforescente da Gruta Azul levam horas (há filas e filas de canoas de madeira em frente à minúscula portinha da gruta) e a Piazzetta, praça que é o coração da ilha, tem um movimento fora do comum. Tudo lota entre restaurantes, como o La Capannina, que serve o típico ravióli Capresi desde 1931, bares para ver e ser visto, como o Al Piccolo Bar, e lojas tradicionais vendendo cerâmicas coloridas, como a Eureka.

Já nas meias-estações, a temperatura do mar pode não ser a melhor para entrar na água, mas faz um calor gostoso durante o dia e ficar longe dos grupos de turistas compensa: os preços são convidativos (as diárias de hotéis caem cerca de 30%) e você desfruta de todo o cenário com mais exclusividade.

Além da Gruta Azul, não dá pra perder a formação de rocha calcária dos Faraglioni, três picos de pedra de cerca de 100 metros que se erguem ao mar, um deles com um arco por onde os barcos passam embaixo. Dá pra tirar bons cliques da paisagem dos Jardins de Augusto.

É de lá também que se tem a vista cênica da Via Krupp, trilha em ziguezague que desce as falésias até o mar. Desde 1976, o caminho fica fechado quase sempre devido ao risco de desabamento de pedras – vale a visita pelas fotos. Outra trilha cênica – e aberta – é a que leva ao Arco Naturale, uma gruta com arcada aberta datada do Período Paleolítico. Da Piazzetta há diversas placas indicando o caminho até a Via Arco Naturale, onde você chega a pé em cerca de 45 minutos.

Segundo núcleo de Capri, Anacapri tem um centrinho histórico mais tranquilo que os entornos da Piazzetta. Vale caminhar na Via Giuseppe Orlandi do trecho que vai da Casa Rossa, uma espécie de museu com detalhes árabes, até a Igreja de San Michele, igreja barroca, famosa por seu pavimento de mosaico. Se for comprar produtos à base de limoncello, o melhor endereço é a Sapori di Capri.

Na refeição, a sugestão é o restaurante Da Gelsomina, onde as azeitonas são plantadas e os vinhos produzidos no próprio jardim da propriedade. Do centrinho de Anacapri, o transfer é gratuito. Ali também está o Monte Solaro, o ponto mais alto e com o panorama mais bonito do Capri, a 589 metros do nível do mar. Um teleférico te leva lá em cima por 11 euros.

Foi essa mesma vista que fez César Augustus se encantar e trocar a ilha vizinha, Ischia, por Capri logo ao pisar lá, Napoleão ordenar que suas tropas invadissem o local após declarar o Bloqueio Continental, e Pablo Neruda e outros tantos artistas e escritores do século 19 estabelecerem refúgios de verão na ilha. Ficou fácil de entender o porquê dessa reputação através dos séculos, não é?

COMO CHEGAR
Pelo menos a cada hora, de maio a setembro, há trens da empresa Trenitalia partindo de Roma a Nápoles por cerca de 40 euros. A viagem dura uma hora.

ONDE FICAR

GRAND HOTEL QUISISANA
Tradicional e elegante, o hotel inaugurado em 1860 já hospedou figuras ilustres, como Ernest Hemingway e Jean-Paul Sartre. Mesmo com o passar dos anos, o “Quici”, como é conhecido, preserva o charme com seus jardins impecáveis e piscina perfeita para um drink. Quem estiver hospedado em outro lugar deve considerar uma ida ao bar do hotel.
Via Camerelle, 2
www.quisisana.com

J.K. PLACE
Hotel boutique deslumbrante situado acima da Marina Grande, com vista para o porto e o mar. Com suítes voltadas para o jardim e para o Golfo de Nápoles, também há opção de quartos com  terraço particular. Entre os serviços do hotel estão spa, piscina e o restaurante JKitchen.
Via Marina Grande, 225
www.jkcapri.com

HOTEL CAESAR AUGUSTUS
Na família há três gerações, o hotel localizado em Anacapri tem arquitetura romana clássica, imponentes colunas e telhas de terracota. Além da piscina de borda infinita e do spa com banhos turcos e tratamentos faciais e corporais, destaque para o restaurante La Terrazza di Lucullo, debruçado sobre penhasco e com vista para o mar.
Via G.Orlandi, 4
www.caesar-augustus.com

ONDE COMER

LA FONTELINA
Lugar paradisíaco para tomar sol e curtir a “praia” de rochas sem areia em frente ao mar azul turquesa e com vista para o Faraglioni – os três picos saindo do oceano. As receitas são preparadas com ingredientes frescos e locais, sendo importante reservar antes para garantir uma mesa. O acesso ao restaurante é feito por trilha ou barco.
Via Faraglioni, 2
www.fontelina-capri.com

L’OLIVO
Esse é o único restaurante da ilha com duas estrelas do Guia Michelin, localizado na comuna de Anacapri, dentro do luxuoso Capri Palace Hotel e Spa. O chef Andrea Migliaccio mistura a tradicional culinária caprese com toques mais modernos e oferece opções à la carte ou menu degustação. A rede também possui o badalado restaurante e beach club Il Riccio.
ViaCapodimonte,2
www.capripalace.com

AURORA
O restaurante centenário da família D’Alessio já está na terceira geração, agora sob o comando do chef Franco Aversa. O cardápio tem frutos do mar e carnes, além da pizza, considerada a melhor de Capri por muitos. É animado e badalado, para ver e ser visto, sendo bastante frequentado por celebridades.
Via Fuorlovado, 18
www.auroracapri.com

Anna Laura Wolff
Anna Laura Wolff
Colaboradora

Últimas edições

Thomas Troisgros
Guga Kuerten
Grazi Massafera
Mateus Solano
Klebber Toledo
Patrícia Poeta
Gabriel Medina
Juliana Paes
Rodrigo Hilbert
HUGH JACKMAN
Carol Castro
Débora Falabella
Paulo Gustavo
Dan Stulbach
Letícia Spiller
Camila Queiroz
Glenda Kozlowski
Maria Casadevall
Olivier Anquier
Camila Coutinho
Fernanda Lima
Pedro Andrade
Preta Gil
 Jaqueline Carvalho
Taís Araújo e Lázaro Ramos
Cleo Pires
Mauricio de Sousa
Carol Trentini
Star Alliance
Fábio Porchat
Marília Gabriela
Fernanda Paes Leme
Paolla Oliveira
Flávio Canto
Bruna Markezine
Marina Ruy Barbosa
Ingrid Guimarães
 Malvino Salvador
Isabelli Fontana
Deborah Secco
Meninos do vôlei
Miguel Falabella
Daniel Alves
Luiza Valdetaro
Giovanna Antonelli
Wagner Moura
Revista Giovanna Ewbank
Antonio Fagundes
Reynaldo Giane
Fernanda Motta
Paulo  Gustavo
Cláudia Raia
Maria Fernanda
João Paulo Diniz
Tatá Werneck
Fernando Torquatto Avianca
Junior Cigano
Max Fercondini
 Isis Valverde
 Robert Scheidt
Glória Maria
Alessandra Ambrósio
 Alinne Moraes Luiz Tripolli
Sabrina Sato
Tiago Abravanel

Media Onboard

Responsável por todo o entretenimento e mídia de bordo das aeronaves Avianca Brasil, oferecendo diversas plataformas criativas online e off-line para impactar o público alvo.

anuncie
  • Vencemos o 30º prêmio Veículos de Comunicação como revista customizada de 2016
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
Lost your Password?
RegistrationLogin
Sign in with social account
or
A password will be send on your post
RegistrationLogin
Registration