Voltar

Cultura

Agenda

Cinema

Entrenimento a Bordo


Voltar

Lifestyle

Gastronomia

Vinhos

Inspire-se

Family Trip

Expedição

Colunas


Voltar

Capa

Edição atual

Making of

Celebridades

Edições anteriores


Edições Anteriores Fora dos roteiros turísticos, regiões da Itália se destacam pela produção de vinhos

Fora dos roteiros turísticos, regiões da Itália se destacam pela produção de vinhos

Daniel Perches

Regiões de Abruzzo, Sicília, Basilicata e Sardenha produzem vinhos que aparecem pouco nas prateleiras e restaurantes, mas merecem atenção

 

A Itália é um lugar fascinante para quem gosta de beber bons vinhos. O país tem uma enorme variedade em todo o seu território, mas muitas vezes os roteiros turísticos se atêm a regiões mais conhecidas, deixando de lado verdadeiros tesouros que merecem nossa atenção. Uma delas é Abruzzo, no centro da Itália, onde os maiores expoentes são vinhos frutados e fáceis de beber, feitos com a uva tinta Montepulciano. Na Sicília, os vinhedos mais famosos ficam ao pé do vulcão Etna e a influência do solo e das condições climáticas da região são uma atração à parte. Já os vinhos de Basilicata têm alta complexidade de aromas e sabores, principalmente com a uva Aglianico del Vulture. Por fim, a Sardenha está produzindo tintos muito expressivos, encorpados e com bom potencial para serem guardados.

 

Trabocchetto 2014

Branco produzido na região de Abruzzo com a uva Pecorino. É um ótimo vinho para conhecer o que a região pode fazer de diferente.

Sabor: no nariz, tem aromas lácteos que se confirmam na boca. Traz também toques de frutas, como pera e maçã verde, e um leve aroma de jasmim.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Casa Scalecci Chardonnay

Vinho branco produzido na Sicília. Este produtor utiliza castas internacionais, como a Chardonnay, mas com um toque peculiar por causa do terroir.

Sabor: os aromas e sabores clássicos da Chardonnay aparecem aqui, mas levemente defumados, deixando o vinho diferente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Montessu 2013

Tinto produzido na Sardenha pelo mesmo produtor do mítico Sassicaia. Leva uvas internacionais – Carignano, Syrah, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Merlot.

Sabor: equilibrado, tem aromas de campo, terra e um leve toque de madeira que combinam com ervas e notas de cereja e framboesa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Teodosio 2013

Feito com a uva Aglianico, na região da Basilicata. Bem equilibrado, com taninos aparecendo bastante.

Sabor: frutas vermelhas, leve toque de madeira e um pouco de aroma de terra. Complexo no nariz, evolui depois de aberto.

SUA VIAGEM NA REVISTA

Envie sua foto e conte porque mais pessoas deveriam conhecer este lugar.

Você pode gostar

  • VER MAIS