Voltar

Cultura

Agenda

Cinema

Entrenimento a Bordo


Voltar

Lifestyle

Gastronomia

Vinhos

Inspire-se

Family Trip

Expedição

Colunas


Voltar

Capa

Edição atual

Making of

Celebridades

Edições anteriores


CapaCelebridadesEm entrevista, família Faro fala sobre rotina, brincadeiras e viagens

Em entrevista, família Faro fala sobre rotina, brincadeiras e viagens

Rodrigo Faro leva a vida com a alegria e o bom humor que lhe são característicos na TV. E é ao lado da mulher e das três filhas – e com muita brincadeira pé-no-chão – que ele recarrega as energias para encarar os desafios da carreira

TEXTO: Bruna Tiussu / FOTO: Marcus Steinmeyer

Quando a música da cantora americana Katy Perry toma conta do ambiente, Maria Viel Faro corre e se encaixa entre as irmãs Clara, de 13 anos, e Helena, de 5. Dá as mãos para a menor, balança o quadril e vê o feitiço acontecer: a pequena se anima, cai na dança também e entrega o sorriso que o fotógrafo tanto queria. “É a cantora favorita dela, sabia que ia funcionar”, diz Maria, cuja espontaneidade e esperteza parecem transbordar seus poucos 10 anos de idade.

 

Mas a menina tem a quem puxar. Foi do pai, Rodrigo Faro, que herdou o jeitinho extrovertido e o desejo de se lançar cedo ao estrelato. Desde julho, quando inaugurou seu próprio canal no Youtube, Maria esbanja talento e diverte um público de 47 mil inscritos com vídeos semanais. “É a história se repetindo. Eu comecei a trabalhar aos 8 anos. Ainda que ela seja a cara da mãe, quando abre a boca é como eu. Me vejo muito nela e sinto orgulho porque é o que ela gosta de fazer, está no DNA. Ninguém a forçou a nada”, explica o apresentador do dominical “Hora do Faro”, da Rede Record.

 

Maria decidiu investir em seu canal depois de tanto assistir à outra youtuber, Anna Layza, de quem é fã. A exemplo dela, também fala em seus vídeos sobre roupas, danças e músicas, além de entrevistar convidados. Tudo sempre com muito bom humor. “Às vezes gravo em casa, às vezes na rua ou até em lojas. Eu gosto de estar bem natural. Arrumo só o cabelo, porque maquiagem coça”, diz a menina, que conta com a ajuda do tio, Danilo Faro, para tocar a empreitada.

 

No começo, Clara também colaborou no projeto da irmã, gravando e editando seus primeiros vídeos. Aparecer à frente das câmeras, porém, está fora de questão. “Sou mais tímida, nunca quis ter um canal. Deixo a exposição para a Maria”, explica a primogênita, que, paradoxalmente, possui todos os traços físicos do pai. “Já o temperamento é meu. Nesta idade eu era tão quieta e reservada quanto ela. Só mais tarde fui me abrindo”, lembra Vera Viel, mãe do trio e companheira de Rodrigo há 21 anos.

 

Num determinado momento da vida, a ex-modelo abriu mão da carreira para se dedicar à família. Acha graça no fato das filhas terem personalidades tão diferentes e entrega uma certa curiosidade quanto à Helena: “Ela ainda é muito pequenininha, né. Vamos ver para que lado vai se voltar”. Quando Maria quis virar youtuber, Vera também a apoiou, já que a atividade não atrapalha a escola. E encara a iniciativa mais como um aprendizado. “Desde muito nova ela demonstra querer ser artista. Acho importante testar e se preparar bem. Ela faz aulas de dança e este ano ainda quis aprender piano, violão e canto. A gente sabe que há uma pressão maior por ela ser filha de famoso”, ressalta.

 


 

Calça e tricô Hugo Boss, relógio Tag Heuer e tênis Vert.
CERCADO DE MULHERES

A família Faro faz de tudo para deixar a fama de lado e ter uma rotina “comum”. Ainda que Rodrigo tenha uma agenda apertada, entre gravações na TV e compromissos de publicidade, ele não abre mão de passar o maior tempo possível com suas meninas. Todos os dias, o almoço é em casa. “E nada de telefone ou iPad à mesa”, ele diz. Também diminuiu as viagens com o programa para dedicar os fins de semana a elas. “Eu preciso me organizar assim, não consigo ficar longe. E não quero perder nenhum momento importante delas.”

Estes momentos, aliás, costumam ter terra, água e pés descalços. A ideia do casal é oferecer às lhas o máximo da liberdade que tiveram quando pequenos – ele, crescendo na Vila Mariana, em São Paulo; e ela, numa rua tranquila e sem saída de Vinhedo, a 80 quilômetros da capital paulista. “Acho fundamental brincar ao ar livre, correr na rua, se sujar. Não dá para passar a infância na frente do computador”, diz o apresentador. Quando em casa, em Alphaville, todos brincam juntos de boneca, futebol, basquete, além de andar de “motinha”. E se resolvem espairecer, vão para a fazenda ou para Angra dos Reis, o refúgio favorito dos Faro. “Somos todos peixinhos, adoramos o mar. É lá que encontramos tranquilidade”, conta Vera.

 

Nas férias, a família faz as malas. Gostam muito de ir à Flórida, já visitaram Nova York – “adorei assistir ‘Aladdin’, na Broadway, e ir à Times Square à noite, quando fica toda iluminada”, lembra Maria – e recentemente estiveram na Europa – “Paris é incrível”, diz Clara. A cada viagem, Rodrigo passa a admirar um pouco mais as quatro mulheres que o cercam. “O universo feminino é maravilhoso. Quanto mais eu o conheço, mais me apaixono por ele. Ter só mulheres em casa foi o melhor presente que recebi.”

 

Ao mesmo tempo que se vê afortunado, ele sente a responsabilidade por trás da paternidade. “O mundo de hoje assusta. É nossa função ensinar o sentido do amor, do respeito, da compaixão e da gratidão. Tem de haver muita conversa, cumplicidade e olho no olho. Meu desejo é que minhas filhas sejam seres humanos amorosos. E saibam que nasceram, sim, em berço de ouro, mas que isso não as fazem diferentes ou melhores do que ninguém.”

 

 


MIL E UMA HABILIDADES

 

Vera veste macacão Lu Monteiro, sandália Valentino e brincos Parfois.

 

São exatamente os sentimentos de respeito, compaixão e gratidão que movem Rodrigo também no campo profissional. Apesar dos cinco anos no comando do dominical “Hora do Faro”, ele ainda se surpreende com o carinho do público, das crianças aos idosos. “Saber que meu trabalho atinge todo mundo é o que me motiva a seguir em frente. Entrar na casa das pessoas como Rodrigo Faro é algo muito especial”, afirma.

 

O apresentador está sempre estudando e criando novidades para levar mais alegria e diversão à família brasileira a cada domingo. Com total liberdade, não se cansa de bolar e testar novos quadros. O “Dança Gatinho”, um dos maiores sucessos do programa – e o quadro favorito de suas lhas –, surgiu assim: uma simples ideia que lhe veio à cabeça e na qual decidiu arriscar. “Um apresentador precisa inovar, faz parte do processo. Programa que não dá audiência, faturamento e prestígio sai do ar.”

 

Certamente sua trajetória múltipla contribuiu muito para desenvolver a segurança e a versatilidade necessárias a um apresentador. Ao longo de 36 anos de carreira, já fez teatro, novela e cinema, além de trabalhos como modelo e cantor. Só na Rede Globo foram 11 novelas, em papéis como Heitor, o mulherengo que se achava o cara mais lindo do mundo em “O Cravo e a Rosa” (2000), o capitão Quincas, de “A Casa das Sete Mulheres” (2005), e o médico Neto, de “América” (2005).

 

Prestes a completar 45 anos, Rodrigo agora se prepara para mais uma experiência à frente das câmeras. Ele vai incorporar ninguém menos do que Silvio Santos no longa produzido pela Imagem Filmes. “Quando Roberto D’Ávila me fez o convite, pensei: ‘Caramba, será?’ É muita responsabilidade. Mas vi ali um novo desafio, um trabalho incrível e a chance de homenagear um ídolo. Será meu primeiro protagonista no cinema”, conta.

 

Baseado no livro “Silvio Santos: A Biografia”, de Marcia Batista e Anna Medeiros, o filme pretende retratar toda a trajetória do “homem do baú”, de sua fase de camelô até a consolidação do SBT. Com o início das gravações agendadas para janeiro, Rodrigo terá de abrir mão de uma parte de suas férias para abraçar a empreitada. Uma parte, porque a outra já está comprometida com a família.

 


AS MENINAS

 

 

  • MARIA VIEL FARO

    Idade: 10 anos
    Hobbies: “Meu canal no YouTube, dançar, car com minhas amigas e jogar no iPad”
    O que gosta de fazer com a família: “Brincar com minhas irmãs, jogar bola com meu pai, ir ao shopping com minha mãe e viajar para nossa casa em Angra dos Reis”
    Comida favorita: Sorvete
    Artista preferido: Ariana Grande
    O que quer ser quando crescer:  “Quero ter meu programa na TV. Mas também vou continuar com meu canal no YouTube”

 

  • HELENA VIEL FARO

    Idade: 5 anosHobbies: “Brincar e dançar”
    O que gosta de fazer com a família: “Com minhas irmãs brinco de boneca, de escolinha e de viagem – a gente pega as malas no sótão e junta as cadeiras como se fosse um avião. Gosto de ir ao shopping com minha mãe e de jogar futebol com meu pai”
    Comida favorita: Macarrão com queijo
    Artista preferido: Katy Perry
    O que quer ser quando crescer: “Esportista. Quero jogar futebol. Eu já sou melhor que a Maria e o papai juntos”

 

  • CLARA VIEL FARO

    Idade: 13 anos
    Hobbies: “Dançar. Faço aulas de sapateado e de street dance”
    O que gosta de fazer com a família: “Viajar. Vamos sempre para Angra dos Reis, para a Flórida e no começo no ano fomos pela primeira vez para a Europa. Eu amei Paris”
    Comida favorita: “Gosto de tudo. Não tem uma coisa que eu não coma”
    Artista preferido: Shawn Mendes
    O que quer ser quando crescer: “Penso em ser editora de vídeo ou diretora. Mas não sei ainda”


SUA VIAGEM NA REVISTA

Envie sua foto e conte porque mais pessoas deveriam conhecer este lugar.